Início Saúde Prevenção do suicídio terá atividades em Santa Cruz

Prevenção do suicídio terá atividades em Santa Cruz

DANIELA ZINN
[email protected]

Dia 10 de setembro é considerado o Dia Internacional de Prevenção do Suicídio, dentro do Setembro Amarelo.
Santa Cruz do Sul conta com um Comitê Municipal de Prevenção de Suicídio constituído por entidades como CAPS II, AD e IA, NASF, SMEC, 13ª CRS, Exército, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Hospital Santa Cruz, Unisc, 6ª CRE, Cerest. Esse Comitê propôs para que no mês de setembro se façam várias ações que tragam uma discussão com o tema suicídio. “O Vale do Rio Pardo apresenta no Rio Grande do Sul o maior índice de suicídio, o que é preocupante, por isso nossas ações visam debater essa questão que já é tratada como problema de saúde pública”, declara Marlize Schwingel, psicóloga do CAPS II.

Neste sábado, 10 de setembro, faixas alusivas a esse tema estarão na sinaleira da Marechal Floriano com a Júlio de Castilhos (esquina do Quiosque). Também haverá um grupo de técnicos e representantes do Comitê na Praça Getúlio Vargas para distribuir fitas amarelas e folhetos orientando sobre como identificar situações risco e buscar ajuda.

A equipe do CAPS II acompanha o índice de suicídios, e em 2015 foram 10 casos, nove homens e uma mulher, em Santa Cruz do Sul. Um levantamento feito no PA do Hospital Santa Cruz indica que ocorreram 122 tentativas de suicídio. As pessoas foram encaminhadas para a rede de cuidado. Já no ano de 2016 até o momento são 12 casos.

Os motivos são diversos: tentativas anteriores, questões de vulnerabilidade social, transtornos mentais, principalmente bipolares e depressivos, esquizofrenias, doenças clínicas graves, uso de substâncias psicoativas, alcoolismo, bullying, perdas recentes, problemas familiares intensos.

Saiba mais
PREVENÇÃO:
– Proporcionar um espaço de escuta.
– Criar vínculo com a pessoa.
– Identificar se pode ajudar a pessoa ou encaminhar para um local apropriado.
– Valorizar a vida e a esperança.
FRASES DE ALERTA: (identificando uma situação de risco)
– “Eu preferia estar morto.”
– “Eu não posso fazer nada.”
– “Eu não aguento mais.”
– “Eu sou um perdedor.”
– “Eu sou um peso para os outros.”
– “Os outros vão ser felizes sem mim.”