Início Saúde Informatização da saúde é modelo para outros municípios

Informatização da saúde é modelo para outros municípios

 

O sistema de informatização implantado na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul está despertando o interesse de outros municípios. Após ter sido selecionado em junho para participar da mostra de experiências exitosas durante congresso do Conselho dos Secretários Municipais do RS (Cosems/RS), agora chamou também a atenção da serra gaúcha. Com o intuito de aperfeiçoar suas práticas de gestão, a secretária municipal de Saúde de Carlos Barbosa, Vera Martins, juntamente com o responsável pela área de Tecnologia da Informação da prefeitura, Robison Stümmer, vieram conhecer ‘in loco’ o funcionamento do modelo aqui adotado e os resultados positivos decorrentes desse primeiro ano de implantação.

Responsável por coordenar o processo de informatização na secretaria, a enfermeira Raquel Rozeno, que é também coordenadora da Atenção Básica em Santa Cruz do Sul, fez uma apresentação passo a passo das etapas de implantação do sistema, da função de cada módulo, dos benefícios e resultados obtidos até o momento e do que ainda está por vir.

Economia e agilidade foram as maiores vantagens auferidas. Se comparado ao último semestre de 2014, o de 2015 registrou uma economia de R$ 450 mil somente na solicitação de exames. Já com a dispensação de medicamentos foram gastos, seguindo a mesma comparação, R$ 289 mil a menos. Menores gastos com materiais de consumo e com transporte de documentos também chamam a atenção. Outra questão importante é a segurança dos dados. Na Central de Consultas as solicitações para exames com especialistas agora chegam em tempo real, de uma forma bem mais organizada, agilizando o retorno aos pacientes e reduzindo o tempo de espera.

Após a explanação, que contou com a presença dos profissionais da Betha, empresa especialista em software para gestão pública, e que desenvolveu o programa utilizado pela Prefeitura, a comitiva, a convite do secretário municipal de Saúde, Henrique Hermany,aproveitou para visitar as instalações da Farmácia Municipal e do Centro Materno Infantil (Cemai).