Início Saúde Obra do Centro Regional de Especialidades do Cisvale é iniciada

Obra do Centro Regional de Especialidades do Cisvale é iniciada

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Um evento realizado na manhã dessa sexta-feira, 1º de julho, reuniu em Santa Cruz do Sul, gestores públicos de diversos municípios do Vale do Rio Pardo. Foi o lançamento da pedra fundamental do Centro Regional de Especialidades do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O encontro ocorreu na rua Ernesto Alves, entre a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. O mesmo local onde o prédio começou a ser construído ainda ontem. 

Autoridades presentes descerraram a placa da Pedra Fundamental

Depois de pronto, o empreendimento terá dois pavimentos, dez consultórios, três salas de espera, além de salas administrativas onde funcionarão a sede do Cisvale e a sede da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), sala de reuniões e mini auditório e estacionamento. Atenderão no local, profissionais da medicina das mais variadas especialidades e também profissionais de odontologia. No total, a obra custará R$ 1.904.488,41 milhão, sendo R$ 1,7 milhão provenientes de uma emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch (PSB). 

Atualmente, os atendimentos do Cisvale acontecem em diversos pontos de toda a região e de acordo com o presidente da organização, Clécio Halmeschlager, que também é prefeito do município de Vale do Sol, havia uma necessidade de concentrar alguns atendimentos e também ampliá-los. Atualmente, o Cisvale atende há cerca de 200 pessoas por dia em mais de 100 especialidades médicas diferentes. A meta, com a inauguração do centro – que está prevista para o dia 1º de julho de 2017 – é ampliar esse número para 500 atendimentos diários. 

Em sua fala durante o evento de lançamento da pedra fundamental, Clécio agradeceu a doação do município de Santa Cruz do Sul, em fevereiro de 2015, do terreno onde o prédio está sendo erguido. Ele também destacou a importância do trabalho coletivo. “Essas questões de saúde precisam ser pensadas de forma regional. Os municípios juntos possuem mais força e com esse novo prédio, que será de uso coletivo, vamos atender melhor a nossa comunidade”, disse. 

O deputado federal Heitor Schuch iniciou sua fala citando a constituição federal. “O artigo 196 diz que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e por isso estou feliz de ter contribuído com essa obra que hoje inicia, mas sei também que não fiz nada mais do que a minha obrigação”, disse. Eles destacou ainda que o valor da emenda parlamentar nada mais é do que um retorno dos tributos pagos pela comunidade da região e que “enquanto houver um níquel em Brasília, a gente vai tentar trazer para a nossa região”. 

Fazem parte do Cisvale 13 municípios da região, e estima-se que, cerca de 300 mil pessoas sejam afetadas pela construção do novo espaço de atendimento médico. 

O Cisvale

O Cisvale foi fundado em 20 de outubro de 2005, é constitui-se em um consórcio do tipo multifuncional através da constituição de Consórcio Público de Direito Público da espécie Associação Pública. Ele tem por objetivo representar o conjunto dos Municípios que o integram em assuntos de interesse comum, perante quaisquer outras entidades públicas ou privadas, especialmente perante as demais esferas constitucionais de governo.