Início Saúde Suspensão de repasse pode alterar serviços do HSC

Suspensão de repasse pode alterar serviços do HSC

Uma nota de esclarecimento foi divulgada pelo Hospital Santa Cruz (HSC) sobre a suspensão do repasse dos recursos financeiros decorrentes da habilitação como Porta de Entrada de Urgência e Emergência. Leia abaixo:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Santa Cruz esclarece que foi devidamente habilitado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no mês de agosto de 2014, com a anuência da Comissão Intergestores Regional do Vale do Rio Pardo-CIR, composta pelos Gestores de Saúde Municipal de todos os municípios que compõem a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, como referência para o atendimento de Porta de Entrada de Urgência e Emergência para os municípios de Santa Cruz do Sul, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz, atingindo na época uma população de aproximadamente 220.000 habitantes. Além disso, é referência em duas altas complexidades, em Traumato Ortopedia e Cardiovascular, atingindo uma população de aproximadamente 550.000 habitantes, abrangendo os municípios da 8ª e da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.

No ano de 2015, houve a renovação dessa habilitação, pelas Portarias 193/2015 e 524/2015. Em 2016 através da Portaria 086/2016, a habilitação foi renovada até dezembro de 2016.

O Hospital Santa Cruz vem cumprindo o acordado, dispondo de estrutura adequada e pessoal qualificado, mesmo que os recursos disponibilizados sejam insuficientes para cobertura dos custos para realização dos serviços.

No entanto, no dia 11 de março, o HSC foi comunicado da suspensão do repasse dos recursos financeiros, com a redução de R$ 300.000,00 mensais decorrentes da habilitação como Porta de Entrada de Urgência e Emergência.

Diante da situação de redução de recursos para o custeio das atividades de atendimento de Urgência e Emergência, o HSC não tem mais condições de manter os serviços prestados da mesma forma como até agora vinham sendo, enquanto não houver reversão da decisão de suspensão do repasse dos recursos do Estado.”