Início Saúde Novo fôlego para o Ana Nery e o HSC

Novo fôlego para o Ana Nery e o HSC

Em reunião da Comissão Intergestores Regional Vale do Rio Pardo, da 28ª Região de Saúde da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, dia 28, ocorrida em Santa Cruz do Sul, houve definições de relevância para a área da Saúde na região. Ambas foram tomadas de forma consensuada e unânime. Uma das decisões beneficia os hospitais Santa Cruz (HSC) e Ana Nery.
Entre as decisões tomadas, está a consolidação do Hospital Regional Vale do Rio Pardo como projeto de relevância regional, sendo a sua manutenção e expansão primordiais para a qualidade da saúde no território da 28ª Região de Saúde, inclusive no atendimento de urgência e emergência, e pela manutenção dos atendimentos 100% via SUS.
A outra definição é pela repactuação dos recursos do Hospital Regional Vale do Rio Pardo, conforme Resolução CIB nº 32/2014, a título emergencial e pelo período necessário para que os tetos financeiros sejam recompostos pelo Ministério da Saúde, destinando R$ 340 mil mensais, para a alta complexidade dos hospitais Santa Cruz, na área de cardiologia, e Ana Nery, na área de oncologia.
Face à grave crise financeira do Estado e à falta de recursos para o atendimento aos pacientes da oncologia na região (hoje existe uma fila de 162 pacientes na espera) e para a cardiologia do Hospital Santa Cruz, o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, sensível aos apelos da região e à situação de emergência destes dois setores de alta complexidade, decidiu por ceder o valor necessário para normalizar a oncologia e a cardiologia na região, até que o Ministério da Saúde aumente o teto financeiro destas especialidades na região. Em contrapartida, a comissão emitiu posicionamento unânime em favor da consolidação e expansão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, mantendo-o 100% SUS. 
Fernando Schwanke comemorou a decisão e disse que: “o Hospital Regional se consolidou como o segundo maior da região, em números de atendimentos e de importância, e com a decisão de hoje (ontem), ganha o respaldo regional para crescer ainda mais”.
Em relação à cedência de uma parte do teto financeiro do hospital, o prefeito disse que foi sensível aos apelos da região e disse que “não poderia virar as costas para os pacientes de câncer que necessitam de atendimento no Hospital Ana Nery e as necessidades de pacientes da cardiologia que hoje não são atendidos pela falta de recursos”.
Ainda segundo o prefeito de Rio Pardo, “faz parte de nossa filosofia de trabalho sempre olhar para Rio Pardo e para o desenvolvimento regional, e o ato de hoje (ontem) mostra a maturidade que nossa região tem tido em temas que são relativos a todos os cidadãos do Vale. Mais uma vez ganharam todos!”