A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta quarta-feira, 27 de maio, a primeira morte em razão da Gripe A no Estado em 2015. A vítima era uma senhora de 85 anos que foi internada no início de maio no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas. Ela faleceu na semana passada, mas o resultado dos exames só ficou pronto nessa semana. Os resultados indicaram a presença do vírus H3N2 no organismo da idosa.
De acordo com informações divulgadas no portal do Correio do Povo na manhã de hoje, além de ter mais de 60 anos, a vítima tinha histórico de doença pulmonar crônica, por isso ela pertencia duas vezes ao grupo considerado de risco e com direito à vacinação. Ainda não se sabe, no entanto, se ela tinha feito a vacina ou não. A SES está investigando isso junto à família se a mulher.
Outros grupos de risco, são as gravidas, puérperas até 45 dias (mulheres em pós-parto), crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, indígenas, presidiários, trabalhadores da área da saúde e funcionários do sistema prisional. A imunização é grátis para esse grupo e pode ser feita em qualquer posto de saúde.
Na última sexta-feira, 22 de maio, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo de vacinação para o dia 5 de junho em função da baixa abrangência. A maior parte das cidades e estados brasileiros ainda não atingiu a meta de vacinação que é de 80% dos pacientes pertencentes ao grupo de risco. Em Santa Cruz do Sul, a campanha de vacinação atingiu cerca de 74% da meta.