Início Saúde Ageconp quer ampliar parcerias e diminuir filas

Ageconp quer ampliar parcerias e diminuir filas

Joice Bastos

[email protected]

A Associação Gaúcha dos Consórcios Públicos (Ageconp) realizou na última quarta-feira, 7, no Pavilhão Central da Oktoberfest, uma reunião com representantes municipais, para a apresentação de dados relativos aos atendimentos prestados durante o ano de 2014.
A Ageconp conta com dezoito organizações vinculadas e que somaram uma média de 193 mil consultas e além de 1 milhão de outros procedimentos.  Os dados apresentados serão levados para a Secretaria Estadual de Saúde e também ao Ministério da Saúde, em Brasília, com o objetivo de conseguir mais recursos, para ampliar as áreas de atendimento, melhorar os procedimentos e diminuir as filas de espera.
O presidente da instituição Fernando Schwanke, prefeito de Rio Pardo, explicou que os números deixaram de ser maiores por falta de recursos.  Na ocasião, foi dito também que o desejo é de disponibilizar os consórcios a operarem no programa Mais Especialidades, que é proposta da presidente Dilma Rousseff.
Schwanke explicou ainda que, se tratando de estrutura organizacional, os consórcios dispõem de uma estrutura que ninguém tem. Apesar disso, em Santa Cruz do Sul, a fila para o serviço de oftalmologia, por exemplo, chega a 3 mil pessoas. Com o aumento de repasses através da ampliação de parcerias, aumentaria a estrutura e diminuiriam as filas. Entre outros dados expostos, está também o percentual gasto com o pessoal, o que representa 3%. O restante é aplicado na atividade final, que corresponde às consultas e exames. Explicou-se também, que todos os consórcios estão na mesma situação.