Divulgação/Unimed
Com foco na prevenção, Cooperativa chamou a atenção do público masculino sobre os cuidados com a saúde
Assim como o Outubro Rosa, que divulga a importância das ações de prevenção ao câncer de mama, novembro foi escolhido como o mês dos homens para conscientização do câncer de próstata. Chamando a atenção do público masculino sobre a data, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) realizou uma ação de prevenção durante o maior festival de arte amadora da América Latina, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorreu entre os dias 14 e 16 de novembro, em Santa Cruz do Sul.
No evento, foram distribuídos cerca de mil brindes em formato de bigode, o símbolo da campanha do Novembro Azul. Os acessórios, usados para adornar as bombas de chimarrão, buscam lembrar os homens que é chegada a hora de realizar os exames preventivos. Ainda durante o Enart, a Cooperativa distribuiu folhetos informativos, ressaltando a importância de adotar os cuidados com a saúde e priorizar uma vida com mais segurança e felicidade.
Prevenção é o melhor remédio
No Brasil, de acordo com números do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Com tantos índices preocupantes, as campanhas educativas e preventivas – como esta desenvolvida pela Unimed VTRP – surgem como alternativa para minimizar as incidências da doença no país. Se detectado em estágio inicial, as chances de cura do câncer de próstata chegam a 90%. Portanto, conscientize-se. A prevenção é o melhor caminho.