Início Saúde Mais uma opção de tratamento

Mais uma opção de tratamento

Luana Ciecelski

Fanthini De Bona Bernardi é bacharel em Quiropraxia pela Feevale

Luana Ciecelski
[email protected]

A Quiropraxia é uma profissão da área da saúde que busca o bem estar dos pacientes através da detecção e correção de disfunções na coluna vertebral. Voltada para todas as idades, a profissão não utiliza de métodos invasivos como cirurgias e medicamentos para a solução dos problemas. Apenas técnicas manuais, e tem eficácia comprovada no tratamento de inúmeras alterações e dores no corpo.
Uma das profissionais que está atendendo em Santa Cruz do Sul é Fanthini De Bona Bernardi. Natural de Ibarama e Bacharel em Quiropraxia pela Feevale, de Novo Hamburgo, ela traz mais uma opção de especialista para o município, e garante que o tratamento é eficaz para as mais variadas dores e alterações, como artrites, artroses, hérnias, dores de cabeça, tensão muscular, dores nas articulações dos ombros, cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos, nervo ciático e dores em geral nas costas.
Segundo Fanthini, a Quiropraxia possui uma série de diferenciais. Uma delas é a individualidade do tratamento, já que cada paciente é avaliado e recebe uma atenção específica. Outra é a possibilidade de prevenção. “O ideal seria que todas as pessoas tivessem acesso a um quiroprata, pois muitas vezes é possível prevenir uma complicação. Além disso, muitas vezes a pessoa já tem uma pré-disposição ou está no início de um problema mais grave e tudo isso pode ser corrigido sem tratamentos invasivos com a quiropraxia”, explica Fanthini.
Segundo ela, outro diferencial está no cuidado com a qualidade de vida dos pacientes. A Quiropraxia trata as causas e não apenas os sintomas. “Durante o tratamento ou prevenção há todo um cuidado com os hábitos do paciente para que o problema não volte ou não surja, se for o caso”, comentou. Por fim, a resposta do tratamento aparece rapidamente, garante Fanthini.

A profissão

A Quiropraxia é uma profissão ainda pouco conhecida, no entanto, sua história remete ao ano de 1895, quando Daniel David Palmer a fundou, nos Estados Unidos. Atualmente a profissão é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e está estabelecida em 87 países.
No Brasil a profissão já existia desde a década de 20, mas só começou a ser estruturada nas décadas de 80 e 90, quando profissionais brasileiros formados no exterior começaram a voltar para o Brasil, e só foi reconhecida como uma ocupação em 2001 quando surge, na Câmara dos Deputados em Brasília, um Projeto de Lei que regulamenta a profissão. Hoje existem apenas duas Universidades em todo o país que oferecem o curso, a Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo e a Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Onde procurar

Fanthini De Bona Bernardi atende em Santa Cruz do Sul todas as terças-feiras, na rua Júlio de Castilhos, 1385. Para agendar uma consulta, basta telefonar para (51) 9915-5458. Mais informações também podem ser solicitadas à profissional através do e-mail [email protected].