Início Saúde CUT estrutura formação de Fórum Intersindical da Saúde do Trabalhador

CUT estrutura formação de Fórum Intersindical da Saúde do Trabalhador

Everson Boeck
[email protected]

Preocupados em atender amplamente as demandas na área da saúde dos trabalhadores, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) na região do Vale do Rio Pardo está reunindo diversos sindicatos para criar o Fórum Regional Intersindical da Saúde do Trabalhador. O primeiro encontro entre os órgãos, realizado dia 20 de novembro, no auditório do Sindicato dos Bancários, serviu para discutir pontos como a escolha da coordenação do Fórum e periodicidade das reuniões.
Inicialmente os convidados Mário Reis, Secretário de Saúde da CUT/RS e Diretor da Federação da Alimentação, e Paulo Rodolfo Ribeiro, Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, que fazem parte do Fórum Estadual, relataram o funcionamento deste, criado há oito anos, com reuniões quinzenais e 30 entidades participam, entre federações e sindicatos. O Fórum Estadual conta com assessoria de médico do trabalho e advogado previdenciário além de uma jornalista contratada. Com base neste relato, foram feitas algumas definições para criação do Fórum Regional. A coordenação ficará a cargo de Célia Zingler (Sindicato dos Bancários). As reuniões serão mensais, sendo a próxima no dia 18 de dezembro.
Este primeiro encontro abordou a importância da saúde do trabalhador. “O ser humano, no geral, está ficando doente, mentalmente abalado pela atual conjuntura de vida. Não se conhece os vizinhos, não se conversa com ninguém, as pessoas se isolam umas das outras. Por isso é tão importante um mecanismo que proporcione alternativas para minimizar estes efeitos”, aponta Mário Reis.
Reis reforçou a necessidade de se buscar todas as centrais sindicais da região para aderirem ao movimento. “Precisamos ganhar espaços e lutar por efetivas políticas públicas de saúde do trabalhador, e não apenas políticas de governo que ficam no papel e, na prática, não acontecem”, enfatiza. Uma das ideias é determinar e mapear a região a ser atendida, bem como a quantidade de sindicatos que poderão participar. Será feito um diagnóstico dos trabalhadores da região para que as ações possam ser planejadas.
Embora a iniciativa de criação do Fórum tenha partido da CUT, Mariane Castagnino, secretária da CUT regional, destaca que a ideia é não vincular o Fórum a uma única central. “Queremos disseminar o movimento e agregar outras frentes para maior número de trabalhadores seja beneficiado. Também vamos visitar outros sindicatos para trazer para próxima reunião para ampliar as entidades e municípios”, sugere.
Participaram do encontro os sindicatos:Sindibancáriosde Santa Cruz do Sul e Santa Maria,Sind. Comerciários Venâncio Aires; Sind. Calçado Venâncio Aires; Cpers Sindicato 18º Núcleo.

Rolf Steinhaus

O primeiro encontro entre os órgãos, realizado dia 20 de novembro,
aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários