O Hospital Santa Cruz (HSC) realizou nos dias 27, 28 e 29 de agosto mais uma edição do Acolher PCD, curso preparatório promovido para Pessoas com Deficiência (PCDs). Onze pessoas interessadas em atuar na área hospitalar participaram da capacitação gratuita realizada no turno da manhã, nas dependências da Instituição.
A programação do evento contou com atividades de integração e visitação, ministradas por colaboradores do HSC nas áreas de nutrição, segurança do trabalho, psicologia e higienização. Os setores que integram deficientes são copa, cozinha, lavanderia e higienização. O Hospital possui oito vagas preenchidas por PCDs, porém pode integrar até 5% do quadro de funcionários.
No primeiro dia, 27, os integrantes participaram de uma palestra sobre Postura no Trabalho, com as psicólogas do Hospital, Patrícia Fighera e Caruline Moralles Correa. Já no segundo, os participantes puderam conhecer o setor de higienização e lavanderia com a coordenadora Sônia Elena Jaeger, e receberam instruções sobre segurança no trabalho com a enfermeira do trabalho Ana Elisabeth Kautzmann. O último dia contemplou a visita ao setor de gastronomia hospitalar, além de uma integração de encerramento e entrega de certificado e brindes.
O Acolher PCD tem o objetivo de apresentar as oportunidades de emprego que o Hospital oferece para pessoas com deficiência. “Nós pensamos em setores que sejam tranquilos para eles trabalharem, visando à segurança dos funcionários e pacientes”, explica a enfermeira do trabalho, Ana Elisabeth. De acordo com as psicólogas, que elaboram o curso, há um cuidado especial com a dinâmica apresentada. “Buscamos aliar prática e teoria, adaptando a linguagem da capacitação às diferentes deficiências, buscando a compreensão completa do conteúdo por todos”, explica Caruline.
Curso proporciona fácil adaptação
Para a psicóloga Patrícia, conhecer a rotina antes de iniciar a função facilita a integração. “O diferencial é que quem participa conhece um pouco mais da realidade da casa de saúde e acaba se adaptando melhor à rotina”, garante. É o caso de Eliana Rodrigues, que participou do evento no ano passado e agora faz parte da equipe de limpeza. “Eu não sabia como funcionava o Hospital e na capacitação pude aprender muita coisa”, declara. “Graças a isso, consegui estar aqui hoje trabalhando na Instituição”.
Senira Eisenahrdt, mãe da deficiente Jandra Eisenahrdt, acompanhou a filha nos três dias de curso, pois percebe na inclusão social um incentivo. “A Jandra quis participar e eu apoiei. Ela gostou muito do setor da limpeza, porque ela ajuda no serviço de casa”, destaca. Na intenção de manter um cadastro das pessoas que participaram da capacitação, o HSC arquiva os currículos para futuras contratações.
Divulgação/Hospital Santa Cruz
Acolher busca apresentar as oportunidades de trabalho no HSC