A Farmácia Interna do Hospital Santa Cruz (HSC) passou por uma série de mudanças no mês de maio com o objetivo de aproximar as unidades de internação e melhorar o atendimento aos pacientes internados. Uma nova unidade, denominada Farmácia Hospitalar Interna, foi instalada ao lado do setor de Desenvolvimento Organizacional, próxima à Pediatria, visando atender às prescrições médicas e de enfermagem dos pacientes internados.
A antiga Farmácia Central, localizada no segundo subsolo, foi renomeada para Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), responsável pelo recebimento de mercadorias, unitarização de comprimidos e ampolas e atendimento a todos os estoques do HSC. Além disso, a farmácia do Hospital Santa Cruz ampliou o quadro de farmacêuticos, contando agora com profissionais no turno da noite e nos finais de semana.
Conforme a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar, o setor deve estar localizado em área de livre acesso e circulação, tanto para atender à distribuição de medicamentos aos pacientes internados e ambulatoriais, como para receber estes e demais produtos adquiridos. “Assim, deve-se observar alguns aspectos, como facilidade de circulação e reabastecimento e equidistância das unidades usuárias e consumidoras, permitindo um fácil acesso”, complementa a farmacêutica do HSC, Ana Paula Helfer Schneider.