Suilan Conrado
[email protected]
A sexta-feira, 10, foi o último dia para a população se proteger contra o vírus da gripe A. Durante a campanha nacional, que foi prorrogada no fim de abril, 29.271 pessoas dos grupos de risco, representando 87% desse público, foram vacinadas em Santa Cruz do Sul. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, a campanha foi positiva em grande parte das cidades gaúchas.
Os municípios que não alcançaram a meta de imunizar 80% do público-alvo, devem continuar recebendo doses gratuitas. É o caso, segundo a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), de quatro cidades do Vale do Rio Pardo.
Em Santa Cruz, as gestantes foram as que menos procuraram pela dose, atingindo apenas 69% do estimado.
Ainda conforme informações da 13ª CRS, existem quatro moradores de Santa Cruz que estão sob investigação de contaminação de gripe A. Até o momento, foi registrado o caso de uma gestante infectada. O ano de 2013 soma 24 casos graves de gripe até o momento e um óbito em janeiro.
Puérperas, doentes crônicos, idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes em qualquer fase, trabalhadores da área da saúde, indígenas, população carcerária e pessoas com outras doenças que podem ser relacionadas com gripe, integraram o grupo de risco, que pôde receber a dose gratuitamente.