Suilan Conrado
[email protected]
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A, terminaria na última sexta-feira, 26. No entanto, como a maioria das cidades não atingiu a meta de vacinar pelo menos 80% da população-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a Campanha até o dia 10 de maio.
Ana Souza
Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação até o dia 10 de maio. Expectativa é de vacinar 80% em Santa Cruz
Em Santa Cruz do Sul, conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Raquel Lopes, 63,81% da população-alvo está protegida contra o vírus. O número, apesar de não ser o ideal, é considerado bom. “A expectativa é de que até o fim desta prorrogação, tenhamos alcançado a meta estipulada pelo governo”, manifesta Raquel.
Em comparação ao ano passado, a procura pela vacina nas crianças está baixa. “Ano passado, o primeiro grupo de risco a atingir a meta foram os menores de dois anos”, afirma a coordenadora. Em contrapartida, 95% das puérperas (período pós-parto de até 45 dias), foram vacinadas.
Rolf Steinhaus
Raquel Lopes: procura por vacinas em crianças está baixa em comparação ao ano passado
A vacina pode ser encontrada gratuitamente nos postos de saúde, ambulatório central, Centro Materno infantil (Cemai) e no Sistema Integrado de Saúde (SIS) que funciona até as 22h no bloco 31 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Puérperas, doentes crônicos, idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes em qualquer fase, trabalhadores da área da saúde, indígenas, população carcerária e pessoas com outras doenças que podem ser relacionadas com gripe, integram o grupo de risco que pode receber a dose.
Para quem não se enquadra no grupo, mas quer se proteger, os centros de vacina particulares oferecem doses que custam em média R$ 80,00.