No mês de março, o Hospital Ana Nery comemorou o segundo ano de funcionamento da Central de Autorizações. Para marcar a data, na última terça-feira, dia 23, a instituição promoveu o 2º Encontro das Secretárias dos Cirurgiões. Durante o evento, as convidados assistiram uma apresentação institucional, conhecerem melhor a rotina deste setor e os dados de atendimento ao longo destes dois anos. Além disto, puderam trocar experiências e dar sugestões para um melhor atendimento prestado pela Central.
Criada em 2011, a Central de Autorizações busca agilizar o processo pré-operatório, trazendo mais conforto ao cliente e segurança aos profissionais de saúde. Segundo a coordenadora de recepção do Ana Nery, Laura Pacheco, o objetivo é oferecer um atendimento humanizado e acolhedor, proporcionando credibilidade, conforto e segurança, otimizando, assim, o processo de internação. “O paciente e seus familiares têm a disposição um lugar onde podem tirar suas dúvidas quanto ao procedimento que irá realizar. Além disso, para o Hospital e corpo clínico, a diferença está em reduzir atrasos e transferências de cirurgias por não ter autorização prévia dos convênios”, explica.
Através de um procedimento simples, o cliente é instruído pelo médico ou por sua secretária a procurar a Central de Autorizações no mínimo cinco dias antes da data agendada para a cirurgia ou procedimento. Neste momento é feito o cadastro e/ou atualização do mesmo e solicita-se a autorização para o procedimento que será realizado. Após obter a confirmação, ele é encaminhado para a secretária do anestesista para a coleta de informações necessárias. Nos casos de convênio, em que a autorização não é feita na própria casa de saúde, o paciente recebe todas as orientações de como proceder.
Laura lembra que este processo é um diferencial na rotina hospitalar. “Hoje se tem um processo de internação ágil, segurança quanto à autorização do procedimento e redução de imprevistos burocráticos”, comenta.
Desde a criação da Central de Autorizações já foram realizados cerca de 1.750 atendimentos. O trabalho do setor se reflete em conforto, agilidade e segurança tanto para os pacientes e familiares quanto para os profissionais envolvidos nos procedimentos realizados. Através de práticas como esta, o Hospital Ana Nery busca sempre oferecer um atendimento humanizado, atender as necessidades e qualificar cada vez mais a prestação de serviços à comunidade.