A partir do dia 6 de maio, o Ambulatório Central, situado na Rua Ernesto Alves, nº 858, adotará um modelo diferente de atendimento. O local será transformado em Posto de Saúde Central, priorizando a prevenção de grupos já existentes, como idosos, diabéticos e hipertensos. A ideia é implementar a atenção básica e fortalecer as ações de promoção da saúde, diminuindo consideravelmente o número de internações hospitalares.
Por consequência, o Posto Central vai beneficiar principalmente moradores da região central e interior que não possuem postos próximos de suas casas. “Pela dificuldade de acesso ou distância das Unidades Básicas de Saúde, a população do interior acaba procurando atendimento no Centro, por não haver um posto para referência no atendimento médico clínico”, observa o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Behm.
De acordo com o novo modelo, os atendimentos eletivos serão realizados somente mediante agendamento pela equipe de enfermagem através do acolhimento (avaliação do problema e das prioridades). O horário de funcionamento será das 7h30 às 11h45 e das 13 às 19 horas. Behm esclarece que os atendimentos de urgência e emergência para pacientes adultos serão realizados no Pronto-Atendimento (PA) que funciona junto ao Hospital Santa Cruz, ou na Casa de Saúde Irene Ignez de Moraes (Hospitalzinho), descaracterizando o local como pronto-atendimento de urgência e atendimento a livre demanda. “Também serão realizados curativos, injeções, nebulizações, retirada de pontos e demais procedimentos ambulatoriais”, complementa.