Início Saúde Vacinação tem meta de imunizar mais de 2,3 milhões de pessoas no...

Vacinação tem meta de imunizar mais de 2,3 milhões de pessoas no RS

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2013 começou nesta segunda-feira, 15. No Estado, até o próximo dia 26, a meta é vacinar mais de 2,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 80% de cobertura do público-alvo. Devem procurar os postos de vacinação para receber a dose todas as crianças de seis meses a menores de 2 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas que possuam recomendação médica.
As pessoas com doenças crônicas com indicação para receber a vacina são os portadores de doença crônica respiratória, doença renal crônica, doença cardíaca crônica, obesidade mórbida e diabete mellitus. Estas pessoas devem levar uma prescrição médica ao posto de vacinação para comprovar a sua indicação à imunização.

Gustavo Gargioni/Especial Palácio Piratini

Campanha se estende até o próximo dia 26

A vacina protege contra 3 tipos de vírus influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, pelo período de um ano. A escolha das cepas considera os vírus com maior circulação nos últimos meses. Estudos do Ministério da Saúde demonstram que a vacinação contra a influenza (gripe) reduz em, aproximadamente, 50% as hospitalizações e mortes pela doença e suas complicações, mesmo nos idosos e em grupos que apresentam comorbidades, particularmente em períodos de maior circulação do vírus. No grupo das pessoas com 60 anos ou mais, a vacina também está associada a reduções substanciais no risco de hospitalização por doença cardíaca, doença cerebrovascular e pneumonia, reduzindo consequentemente a morte por essas causas.