Início Saúde Gripe A: doses começam a ser distribuídas amanhã

Gripe A: doses começam a ser distribuídas amanhã

Suilan Conrado
[email protected]

O prefeito Telmo Kirst deu a largada na abertura da Campanha de Vacinação contra a Gripe A, na manhã desta quarta-feira, 10, no Centro Materno Infantil (Cemai)em Santa Cruz do Sul. Embora a Campanha Nacional inicie oficialmente no próximo dia 15 e siga até o dia 26, nos Estados do sul ela foi adiantada para evitar maior contaminação do vírus Influenza.

Rolf Steinhaus

Estados do Sul anteciparam a Campanha Nacional, que inicia no próximo dia 15 e segue até o dia 26 de abril

 As doses já estão disponíveis no Cemai, e a partir de amanhã, 12, devem ser distribuídas por todas as unidades básicas de saúde do município. Conforme a coordenadora do Programa Municipal de  imunizações, Raquel Lopes, a expectativa é de  imunizar de 25 a 28 mil pessoas na cidade. Em um primeiro momento, 14 mil doses foram destinadas à Santa Cruz.

Locais de vacinação: Postos de saúde (Alto Paredão, Avenida, Esmeralda, Arroio Grande, Belvedere, Farroupilha, Jacob Schmitt, Verena, Pinheiral, Linha Santa Cruz, Monte Alverne, Boa Vista), Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Cemai, Sindicato da Alimentação, Ambulatório Central e SIS (para os acadêmicos). Ainda haverá vacinação a domicílio, que deverá ser agendada pelo telefone 3715 1546.
Além do prefeito, o personagem da campanha, Zé Gotinha, o delegado da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), Paulo Gomes, e o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Behm estiveram presentes na abertura.

Rolf Steinhaus


Prefeito Telmo Kirst recebe a  vacina contra a Gripe A: doses já estão disponíveis em Santa Cruz do Sul

Grupos de risco
Este ano, há duas novas categorias inclusas no grupo de risco da  vacina. Mães em período pós-parto de até 45 dias e doentes crônicos. A demais, quem tem o direito à vacinação gratuita são: idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes em qualquer fase,  trabalhadores da área da saúde, indígenas, população carcerária e pessoas com outras doenças que podem ser relacionadas com gripe.
Já para os que não estão no grupo de risco, centros de vacina particulares estão oferecendo doses que custam em média R$ 80,00. A vacina é a mesma que será disponibilizada nos postos na campanha nacional.