Com direito a bolo de aniversário, Parabéns a Você e balões coloridos, usuários, familiares, convidados e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde comemoraram na tarde desta terça-feira, 19, os 17 anos de existência do Centro de Atenção Psicossocial de Santa Cruz do Sul (Caps).
Com uma população de 8.970 usuários cadastrados e uma média de dois mil atendimentos mensais, o Caps é referência na área de saúde mental no município. Através do Sistema Único de Saúde, presta atendimento a pacientes portadores de doenças psiquiátricas crônicas, depressões graves, neuroses, psicoses e outras enfermidades. Também atua como ambulatório de saúde mental em casos isolados e de menor gravidade, encaminhados pelos postos de saúde, Cemas, Cemai e Hospitalzinho.
Divulgação/RJ
Atividades, entre elas a dança, marcaram aniversário do Centro de Atenção Psicossocial
O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional, formada por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, técnicos de enfermagem e equipe de apoio. O atendimento aos usuários acontece através de consultas individuais, grupos terapêuticos e por meio de oficinas de artesanato, música e dança, rádio, jornalismo e outras. Familiares também recebem orientação.
A coordenadora do Caps, Luzia Bier, avalia a importância do trabalho nessas quase duas décadas de funcionamento. “Tivemos muitos avanços na área de saúde mental nestes últimos anos e cada vez mais nosso trabalho se faz necessário, tendo em vista o mundo conturbado em que vivemos”, disse.