Embora tenha cogitado a hipótese de erguer a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Cruz do Sul na Avenida Euclydes Kliemann, a Prefeitura decidiu manter a estrutura no terreno entre as ruas Carlos Swarowsky e Taquara, no Bairro Esmeralda, conforme prevê o projeto inicial. Na manhã desta segunda-feira, 18 de março, o prefeito Telmo Kirst assinou o termo de contrato com a empresa EVEM Construções Ltda, vencedora da licitação.
A decisão foi tomada após verificar a possibilidade de alterar o endereço que, segundo Telmo Kirst, poderia comprometer o recurso captado junto à União. “A transferência da UPA para a Euclydes Kliemann demandaria uma nova licitação, o que não seria viável dentro dos prazos estipulados pelo projeto. Até o fim de julho, a obra vai estar em andamento”, disse.
Assessoria de Comunicação
Prefeito Telmo Kirst assinou contrato na manhã desta segunda-feira
O secretário municipal de Saúde, Carlos Behm, salientou que em nenhum momento o governo priorizou a mudança do terreno em detrimento dos prazos a serem respeitados e dos recursos públicos destinados ao projeto. “Acreditávamos que a Euclydes Kliemann seria de mais fácil acesso para um maior número de regiões, visando o melhor aproveitamento dos recursos. Mas como não é viável, vamos executar conforme o previsto inicialmente”, afirmou.
Com área de 970 metros quadrados, a UPA custará em torno de R$ 1,6 milhão. A mobilização para a construção da unidade começa nesta semana.