Início Saúde Hemovida está com o estoque estabelecido, mas Carnaval preocupa

Hemovida está com o estoque estabelecido, mas Carnaval preocupa

Suilan Conrado – [email protected]

O Hemovida, Banco de Sangue anexo ao Hospital Santa Cruz (HSC), está preocupado com a proximidade da maior festa popular do Brasil. É que durante o período do Carnaval, as doações costumam diminuir muito, em função de férias e viagens prolongadas da época.
Com uma média de 25 coletas por dia, o Banco está com o estoque estável no momento, mas segundo Alex Schwengber, enfermeiro responsável pelo Banco, a preocupação não cessa. “É importante mantermos um bom estoque agora, a fim de evitar que falte sangue para as cirurgias e demais procedimentos depois”, destacou.

Rolf Steinhaus

Expectativa do Hemovida é estocar o suficiente agora, para que não faltem bolsas de sangue durante o período da maior festa popular do Brasil  

Schwengber acredita que as constantes Campanhas de Conscientização realizadas em função da doação de sangue, foram grandes aliadas para o volume positivo de coletas diárias que o Hemovida vem efetuando, já que a estação mais quente do ano costuma ser o pior período para os Bancos de Sangue de todo o país.

Rolf Steinhaus

Alex Schwengber, enfermeiro responsável pelo Hemovida: Número de coletas surpreende para a época
 

“As cerca de 25 coletas que temos feito diariamente, são surpreendentes”, completa o enfermeiro, que frisa ainda, que o Hemovida está de portas abertas para aqueles que querem fazer o bem.

 

HEMOVIDA
 

Todos os tipos de sangue são bem vindos. As doações têm como objetivo auxiliar no tratamento de doentes clínicos e cirúrgicos. Além de sangue, o Hemovida também é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para diversos hospitais da região.

Todo o sangue arrecadado nas coletas, é proveniente de doações voluntárias e de reposições. O material passa por exames de aids, sífilis, chagas, hepatites B e C e anti-htlvI/II.

REQUISITOS PARA DOAÇÃO

-Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 67 anos (de 16 a 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis)
-Pesar, no mínimo, 50 quilos.

Importante:

-Fazer um lanche leve antes da doação;
-Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação;
-Trazer um documento de identidade com foto.

Empecílhos para a doação:

-Gripe ou febre;
-Gravidez ou amamentação;
-Cirurgia de grande porte há menos de 6 meses;
-Ter comportamento de risco em relação à aids;
-Ter tido hepatite após os 10 anos de idade.

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h. O Hemovida está localizado nas dependências do Hospital Santa Cruz (HSC), Rua Fernando Abott, 174.

Telefone para mais informações: (51) 3056-2103.