Nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, o Hospital Santa Cruz (HSC) irá realizar o evento Promovendo o Aleitamento Materno. Na atividade serão abordados assuntos como Práticas alimentares no aleitamento materno, com a nutricionista do HSC e especialista em Nutrição Clínica, Carolina Antunes, e Preparando a gestante para a amamentação, com a enfermeira Bianca Ghignatti.
O evento será realizado em dois horários, às 15h e às 19h30min, na Sala de Reuniões do Hospital. A atividade é alusiva à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que ocorre de 1º a 7 de agosto em mais de 170 países. O objetivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
A data comemora a assinatura da Declaração de Innoceti, em agosto de 1990, por diversos países – incluindo o Brasil. Entre os objetivos apresentados pelo documento estão estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação e adotar uma legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
A OMS defende que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientes necessários. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os 6 meses e, depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete 2 anos ou mais.
“Nutrição e carinho nos primeiros anos de vida são cruciais para uma boa saúde e para o bem-estar ao longo da vida”, informou o boletim da OMS. “Na infância, nenhum presente é mais precioso do que o aleitamento materno”, acrescentou a nota. Dados divulgados pela organização apontam que menos de um em cada três bebês é exclusivamente amamentado durante os primeiros seis meses de vida.