Início Saúde Laboratório Santa Cruz inova no controle e tratamento da diabetes

Laboratório Santa Cruz inova no controle e tratamento da diabetes

O Laboratório Santa Cruz, localizado junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), adquiriu recentemente um equipamento inédito na região para análise de hemoglobinas. A nova ferramenta é fundamental para agilizar grandes rotinas laboratoriais, em especial a realização de testes de hemoglobina glicada (A1c) por HPLC (Cromatografia Líquida de Alta Performance), capaz de detectar e controlar a diabetes.
O teste de HbA1c é uma análise no sangue que mede o nível de açúcar ligado à hemoglobina. Se o valor HbA1c for elevado significa que a pessoa, nos últimos três meses (tempo de vida dos glóbulos vermelhos – células do sangue que têm hemoglobina) teve hiperglicemias (valores de açúcar no sangue elevados). A análise da HbA1c é medida em percentagem e permite saber se a diabetes está controlada.

Divulgação/HSC

Equipamento inédito na região é fundamental para agilizar grandes rotinas laboratoriais

“O Analisador – HPLC G8 é o equipamento mais ágil do mercado na atualidade, com um sistema totalmente automatizado e a possibilidade de carregamento para até 290 amostras”, explica o diretor do Laboratório Santa Cruz, Fernando Mossmann. Por meio da metodologia de cromatografia líquida de alta performance, que elimina interferências, o G8 processa, quando necessário, a hemólise das amostras, realizando em seguida a eluição, que separa todas as frações da hemoglobina por meio da troca iônica.
As frações determinadas e indicadas pelo analisador são a HbA1a, a HbA1b, HbF, LA1c, SA1c e A0, com detecção das variantes HbS, HbC e HbD e da beta talassemia. Além disso, o equipamento possui flexibilidade para utilização de múltiplos tipos de amostras e volumes, possui gerenciamento de controle de qualidade e permite o armazenamento dos resultados com o cromatograma.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3715-8402 ou diretamente no Laboratório Santa Cruz.