Início Saúde Santa-cruzenses terão uma semana dedicada ao cuidado com a voz

Santa-cruzenses terão uma semana dedicada ao cuidado com a voz

Na tarde desta sexta-feira, 13, foi aberta oficialmente a Semana da Voz em Santa Cruz do Sul. A campanha, que acontece a nível nacional, no Rio Grande do Sul é realizada pelo Conselho de Fonoaudiologia e neste ano tem como tema “Minha Voz Tri Legal”. Em Santa Cruz do Sul é a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde e de Educação e Cultura que promovem o evento. Até o dia 20, atividades como triagens vocais, palestras de conscientização sobre o uso correto da voz e oficinas sobre abusos vocais, entre outras, vão fazer parte da programação.

Ataídes de Souza

Profissionais da Saúde e Educação marcaram presença no encontro

Além de autoridades municipais, também participaram da abertura do evento o Delegado Regional de Saúde, Paulo Augusto Gomes e a fonoaudióloga Márcia Fabrício, representando a Secretaria de Saúde do Estado. O Secretário Municipal de Saúde, Edison Rabuske, ressaltou a importância da parceria entre as pastas da saúde e da educação. “Precisamos da voz para tudo, por isso é muito gratificante realizarmos ações como essa, que têm o objetivo de melhorar a saúde através da conscientização, através da prevenção”, disse Rabuske. A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Ana Aranda, destacou a importância do evento. “A voz é o instrumento de trabalho fundamental para qualquer profissional e é muito bom poder ver na plateia profissionais ligados à saúde e à educação. Melhor ainda, poder ter a melhoria na saúde através da educação”, afirmou a Secretária.
Já na abertura, agentes comunitários de saúde, representantes de escolas públicas, técnicos de enfermagem, coordenadores de programas de saúde, visitadores do Programa Primeira Infância Melhor e outros profissionais da saúde receberam capacitação com a fonoaudióloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Coordenadora da Campanha da Voz no RS, Fabiana Motta, que na solenidade também representou o Conselho Regional de Fonoaudiologia do Estado. Antes de dar início a capacitação, ela lembrou da importância do evento: “serão dias com muitas atividades, mas esperamos que os santa-cruzenses aproveitem de verdade toda a programação para cuidarem de fato da voz”, disse Fabiana.