A Brigada Militar da cidade de Nova Prata, que fica na serra gaúcha, recebeu na data de ontem uma caminhonete S-10. O carro, que passou nove meses em uma oficina, teve as peças boas retiradas e depois foi colocado em um ferro velho, foi resgatado por um mecânico da cidade.
Gustavo Mazzarolo, o autor do projeto, conta que enquanto muitos reclamam das condições do estado, outros decidem agir, e com esse pensamento, reuniram pessoas da comunidade e empresários para ajudar na reforma da viatura carinhosamente apelidada de “caveirão”.
A caminhonete foi blindada, inclusive nos pneus, e segundo o comando estadual da BM é a única do estado com essa característica. O veículo foi entregue ao Pelotão de Operações Especiais (POE) da cidade que faz a patrulha em mais 17 cidades da região. A solenidade aconteceu na quarta-feira, 10, véspera do aniversário de um ano da unidade.
Durante o carnaval deste ano, ao perceber que outro veículo utilizado pela corporação estragava com frequência, o mecânico teve a ideia de reformar o carro antigo. “Na nossa região temos muitos assaltos a banco, inclusive com explosivos e armamentos pesados. Não adianta termos bons policiais, com armas e treinamentos, mas não ter viaturas para coibir as ações. Sugeri reformar a caminhonete, porque os nossos policiais merecem, eles são responsáveis pela nossa segurança.”
O veículo que no início do projeto tinha apenas uma carcaça e quatro pneus diferentes, foi reformado com base nos filmes americanos. “Perguntei aos policiais o que a viatura precisava e não souberam me responder. Afinal, nunca tiveram uma viatura decente para trabalhar. Então, recorri aos filmes”, explica o mecânico.
O projeto cresceu e recebeu ajuda no boca a boca. Além de doações em dinheiro, também ganhou mão de obra. Alguns empresários entraram na causa, ajudando com blindagem que vai da lataria ao vidro, pneus, estofados, tudo em prol de melhores condições de trabalho da BM.
De acordo com o mecânico, o veículo também é chamado de Frankenstein, porque além de verde, ele é feio para assustar os bandidos. Os voluntários também reformaram um corsa utilizado pela BM. A sobra de valor das doações que gira em torno de R$ 250,00 e será utilizada para a aquisição de um binóculo de visão noturna, que está à venda nos Estados Unidos.
O sargento Sérgio Roncatto explica que o veículo será utilizado para ocorrências importantes como assaltos a bancos e tumultos. (Com informações de Zero Hora).