A Justiça de Santa Catarina negou na última terça-feira, 2 de dezembro, o pedido de habeas corpus para cinco presos da Operação Ave de Rapina, da Polícia Federal. Entre eles está o empresário gaúcho Eliseu Kopp, proprietário da Kopp Tecnologia. Com a negativa, Eliseu vai permanecer detido preventivamente no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
O pedido de liminar para que Kopp responda em liberdade foi conseguido pelo advogado Ezequiel Vetoretti, que está defendendo o empresário. Vetoretti teria alegado, entre outros motivos, que a justificativa de necessidade de garantia da ordem pública não é válida no caso de Eliseu, por que não existem elementos concretos que vinculem ele aos crimes praticados pela organização criminosa e que Eliseu possui família constituída, emprego lícito, e residência fixa.
A Kopp Tecnologia, que tem sede em Vera Cruz fabrica controladores de velocidade, e é uma das principais investigadas em um esquema que teria fraudado contratos e licitações da prefeitura de Florianópolis, com um prejuízo calculado em torno de R$ 30 milhões. Eliseu foi preso no dia 12 de novembro. (Com informações Diário Catarinense).