Luana Ciecelski
[email protected]
Dois homens foram mortos em Santa Cruz do Sul na última quinta-feira, 30 de outubro, e de acordo com a 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP), ambos os crimes estão relacionados. O primeiro caso aconteceu por volta das 4h45 no bairro Carlota, próximo ao cruzamento entre as ruas David Severo Mânica e Vitor Frederico Baumhardt. A vítima, um homem de 37 anos, caminhava na rua quando foi atingida por diversos disparos de arma de fogo.
Moradores do local que ouviram os tiros, chegaram a acionar a polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ao chegar no local, os policiais encontraram a vítima, identificada como Lindemar Costa, caída no chão, já sem vida e com várias marcas de projéteis, inclusive uma na cabeça, próximo ao ouvido esquerdo, que teria causado a morte do homem.
Próximo ao corpo da vítima, os policiais encontraram diversos objetos que foram apreendidos e serão utilizados nas investigações, entre eles, um capacete, um boné – que estava a cerca de trezentos metros – e uma chave.
O segundo caso aconteceu na noite de quinta-feira, por volta das 20h30 no loteamento Nova Esperança, no bairro Santa Vitória. A segunda vítima, identificada como Robson Rafael da Silva, saia do velório da primeira vítima que era padrasto de sua companheira, quando foi atingido por uma série de disparos nas costas.
De acordo com o depoimento da jovem, enteada da primeira vítima e esposa da segunda vítima, minutos antes do crime acontecer Robson combinou com o cunhado e outro jovem que estava acompanhando seu cunhado no velório, de irem até sua casa para comer algo. No caminho, no entanto, esse terceiro rapaz teria efetuado os disparos na direção de Robson e fugido. A vítima ainda correu em direção ao Hospitalzinho que há nas proximidades de onde o crime ocorreu, no entanto, não conseguiu ser socorrido a tempo e faleceu.
Pessoas que estavam na rua e testemunharam o crime afirmam ter visto o jovem atirando. Além disso, o rapaz que já cumpria medida socioeducativa na Casa em Santa Cruz teria sido visto com uma arma na cintura durante o velório.
Os familiares de Robson não souberam dizer o que teria motivado o segundo crime. O jovem que teria atirado permanece foragido, e a polícia acredita que ele possa ser o autor do homicídio de Lindemar também.