Início Polícia Instrutores do Proerd se encontram

Instrutores do Proerd se encontram

Luana Ciecelski
[email protected]

Durante todo o dia de ontem, 3 de setembro, a Brigada Militar, através do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale Rio Pardo (CRPO/VRP), realizou um Encontro Regional dos Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O evento aconteceu no Salão e Festas do Aquarius Hotel. Instrutores de diversos municípios da região estiveram presentes e discutiram o currículo das atividades realizadas nas escolas parceiras do projeto.
Essa foi a terceira edição do evento na região, e segundo coordenadora regional do Proerd, Capitã Scheila Letícia Ziemann Gaira, o objetivo é proporcionar um momento de aprofundamento ao programa e a integração dos instrutores. “Aqui acontece uma troca de experiências, estudamos mais profundamente, e hoje, em especial estamos discutindo sobre o novo currículo que será implantado a partir desse semestre”, afirmou.
O novo currículo, segundo a capitã, desenvolverá nas crianças, cada vez mais, o conhecimento sobre a sociedade e sobre a convivência. “Queremos que eles aprendam a lidar e a agir com o risco, com a tensão e a pressão. Queremos mostrar que eles podem mudar a realidade escolar deles, e entre outras coisas, combater o bullying. E queremos também que eles saibam como pedir ajuda quando necessário”, explicou.

Luana Ciecelski

Policiais instrutores discutiram o currículo que será usado nos próximos semestres

O programa

Atualmente, o Proerd conta com 38 policiais instrutores nas áreas que compõem os 30 municípios do CRPO-VRP que atuam preventivamente de forma voluntária nas Escolas. Seu principal objetivo é reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes, fortalecendo o laço entre a instituição, a escola e a família.
O programa busca desenvolver na criança a autoestima, ensiná-la a lidar com o estresse, reconhecer as pressões diretas e indiretas que a influenciarão a experimentar as drogas e resistir a elas, bem como a tomar decisões sadias. Para isso são desenvolvidos trabalhos educativos de prevenção e noções de cidadania.
Em 15 anos, o programa já formou mais de um milhão de alunos das escolas das redes pública e privada do Estado, assim como pais e alunos de séries iniciais.


Encontro regional dos policiais voluntários do programa proporcionou troca de
experiências que permitirá mais eficácia no combate à violência