SARA ROHDE
[email protected]
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul convocou a imprensa, nesta sexta-feira, 29, para divulgar os valores arrecadados com o Programa Regularize Cidadão. Também foi anunciada uma novidade para o município, o novo programa ‘Bom Pagador’.
O Programa Regularize Cidadão que oportuniza os santa-cruzenses de pagarem suas dívidas com o município de forma rápida e com desconto, foi um sucesso. Para o secretário municipal da Fazenda, Álvaro Conrad, de R$ 4 milhões a R$ 5 milhões esperados, a prefeitura conseguiu arrecadar um total de R$ 4.483.367,52, sendo que o maior valor é referente ao IPTU.
O secretário Conrad, informou que o total de IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano, arrecadado até o dia 27 de dezembro, foi de R$ 7.873.190,38 – totalizando 27,15%, sendo que o previsto era de R$ 29 milhões. Este número mostra que 15.178 mil foram os contribuintes de cota única e 4.373 mil optaram por pagar a primeira parcela. Segundo Conrad, dos 63 mil carnês distribuídos, 19.661 mil pessoas pagaram o imposto, totalizando uma margem de 31,04 %.
Novidade: Para o próximo ano a Prefeitura de Santa Cruz do Sul irá criar um novo programa. O ‘Bom Pagador’ tem a intenção de beneficiar os contribuintes que quitarem suas contas em dia em 2018. O contribuinte que não ficar em débito com o município ganhará um bom desconto no imposto em 2019.
Turno único: Segundo o secretário municipal de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo, o turno único de 2 meses se estenderá até o dia 31 de janeiro de 2018, com o mesmo propósito, economizar nos gastos como combustível, horas extras, energia elétrica, vale-transporte, entre outras despesas.
As secretarias municipais que aderem ao turno único são de Agricultura, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de Obras e Viação, de Transportes e Serviços Públicos e de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte.
O secretário Vanir destaca que em janeiro, após essa data, serão divulgados os números gerados referente a economia do município com os cortes nos gastos.