Início Economia Cresce número de inadimplentes

Cresce número de inadimplentes

Com o início do ano, começam também as dívidas. É inevitável a chegada de várias contas ao mesmo tempo. A organização e o planejamento orçamentário fazem com que essa época do ano seja apenas de momentos para curtir as férias e não de controle de gastos.
Muitas pessoas que não planejaram o orçamento acabaram se endividando, o que pode prejudicar toda a estrutura orçamentária de casa se a situação não for bem estudada e resolvida.
De acordo com Ingrid Steinhaus, coordenadora de relacionamento do Sindilojas – Santa Cruz do Sul o importante é o planejamento e a negociação das dívidas. “Todo atraso tem juros. Quanto antes for negociada a dívida, melhor; mais fácil de sair da situação. O contato com as empresas de crédito deve ser logo que se percebe o endividamento, para que seja possível uma conversa amigável e objetiva”.
Ingrid explicou ainda que o índice de inadimplentes aumenta devido ao acúmulo das compras de Natal principalmente, e que os registros do SPC/Serasa tem um maior índice de registros no fim do mês de fevereiro, ou início de março.
De acordo com os indicadores do Serasa Experian, as contas com atraso superior a três meses cresceram no Brasil. Em 2013, houve queda de 2% nos registros, porém em 2014 subiram 6,3%.
A maior dívida dos brasileiros é com cheques sem fundos, ela teve um aumento de 15,1%, seguido de tributos que aumentaram 13,5%. As dívidas não bancárias subiram 4,8% e os bancos que tiveram um aumento na inadimplência, 3,2%.
O Sindilojas informou ainda que os dados referentes ao ano de 2014, serão atualizados até o fim de fevereiro. (Texto da Agência Brasil e Joice Bastos)