Everson Boeck
[email protected]
A população gaúcha está tendo a oportunidade de participar, durante esta semana, de um dos processos mais importantes para a sociedade. É a Participação Popular e Cidadã 2014. Durante três dias (ontem, dia 2; hoje, dia 3; e amanhã, dia 4) a comunidade poderá decidir através da Votação de Prioridades quais os investimentos que serão feitos em suas regiões pelo Governo do Estado no Orçamento de 2015. Para que em Santa Cruz do Sul tenha acesso aos recursos, é preciso que, no mínimo, 10% dos seus 93 mil eleitores votem pela internet ou nas urnas.
Conforme Fábio Borba, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Santa Cruz do Sul precisa ter a participação de, pelo menos, 10 mil eleitores. “Estamos tentando movimentar o maior número de pessoas possível para atingirmos o percentual exigido para termos acesso aos recursos. Há municípios menores que o nosso que possuem uma mobilização muito maior”, destaca.
Votação e cédulas
Ontem, segunda-feira, e hoje a votação acontece somente pela internet no site www.participa.rs.gov.br. É fácil e rápido. Para votar, o eleitor precisa ter o número do título em mãos e fazer um cadastro em “Login Cidadão”, o MEU RS para facilitar o acesso ao voto online. O número do título também poderá ser pesquisado no próprio ambiente de votação do site, através do www.participa.rs.gov.br.
Já para o voto presencial (nas urnas), que ocorre apenas na quarta-feira (4), é necessário apresentar a Carteira de Identidade. Elas estarão disponíveis em prefeituras, hospitais, escolas, câmaras de vereadores e demais prédios públicos e locais de grande circulação. (veja no detalhe os locais de votação em Santa Cruz do Sul.
As cédulas para cada uma das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvlovimento (Coredes) contam com dois campos de votação. No primeiro, estão as áreas temáticas, em que podem ser escolhidas quatro demandas. Já no segundo campo, estão as prioridades estratégicas, com duas opções de escolha. O processo de votação, em urnas e pela internet, é a quarta etapa do ciclo de debates e construção do Orçamento Estadual 2014/2015 e faz parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã.
Everson Boeck
Nesta terça e quarta-feira a comunidade também pode votar pelo site da PPC
2014. Município precisa da participação de, no mínimo, 10 mil eleitores
19 projetos na cédula da região
Na cédula definida para a região do Vale do Rio Pardo, os projetos voltados às áreas de saúde, educação, segurança e desenvolvimento rural estão entre os 19 escolhidos pela comunidade. A Votação de Prioridades é a última etapa de debate participativo do Orçamento Estadual 2015. O ciclo é aberto com as audiências públicas regionais, seguidas das assembleias municipais, e por fim acontecem os Fóruns Regionais de delegados, nos 28 Coredes, quando são definidas as cédulas de votação.
Cada cédula pode conter até 20 projetos e cinco prioridades estratégicas sendo que o eleitor pode votar em até quatro projetos e no máximo em duas prioridades. Para votar, é preciso possuir título eleitoral. Os projetos com maior número de votos são contemplados no Orçamento do Estado, de acordo com os recursos disponíveis para cada região. As cédulas de votação de todas as regiões estão disponíveis no Portal da Participação.
Neste ano, a cédula de votação é composta por dois campos. O primeiro assegura ao Vale do Rio Pardo o valor de R$ 8.646.749,42 no orçamento estadual. Os projetos têm numeração de 1 a 19 em nove áreas temáticas: Saúde; Desenvolvimento Rural; Irrigação; Esporte, Lazer e Turismo; Educação Básica; Cidadania e Direitos Humanos; Educação Superior; Meio Ambiente; e Segurança Pública. Neste espaço, o eleitor poderá escolher até quatro demandas, não podendo ser mais de uma na mesma área.
No segundo campo da cédula, constam os cinco projetos estruturantes regionais nas áreas de Infraestrutura; Educação Básica; Desenvolvimento Econômico; e Segurança Pública, podendo o eleitor votar em até duas prioridades. De acordo com o Regimento Interno do Processo de Participação Popular e Cidadão, a votação nas cédulas de papel ocorrerá somente no dia 4 de junho. Na internet, a votação acontece das 7 horas do dia 2 de junho até as 23h59 do dia 4 de junho pelo site. Para votar tanto online quanto presencial, é preciso portar o número do título de eleitor e a identidade.
Locais das urnas
As 88 urnas serão instaladas em diversos pontos do município, entre escolas estaduais e municipais; Escola Família Agrícola de Linha Santa Cruz; secretarias municipais; Emater; Sindicato dos Trabalhadores; Afubra; Parque da Oktoberfest; delegacias de polícia; Corpo de Bombeiros; Brigada Militar; Universidade de Santa Cruz do Sul; Sindilojas; e hospitais.
Camila Domingues/Palácio Piratini
Voto pela internet está disponível durante os três dias de votação