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Copa do Mundo já mobiliza lojistas

Everson Boeck
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A menos de um mês para o início da Copa do Mundo no Brasil, o comércio de Santa Cruz do Sul, já começa a se movimentar com foco nas oportunidades de vendas para o evento e aposta em vitrines decoradas nas cores verde e amarelo, além de oferecer preços e condições especiais de para alguns itens. As lojas também aproveitam para se decorar os ambientes pendurando bandeiras do Brasil de vários tamanhos e vendedores uniformizados com motivos do evento. Definitivamente, o comércio está no clima do Mundial e espera lucrar mais do que em qualquer outro ano.
Em Santa Cruz do Sul, embora as vendas relacionadas à Copa do Mundo ainda não estejam a todo o vapor, a expectativa é que o comércio intensifique campanhas direcionadas para o evento após o Dia dos Namorados, quando inicia oficialmente o evento no Brasil. “Alguns ainda não estão apostando na data em função do Dia dos Namorados, que é uma data bem explorada pelo comércio, mas muitas lojas já estão se preparando”, explica o vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul e diretor das lojas Casarão Verde, Lauro Mainardi Júnior.
Para ele, no município, o comércio estará muito focado no Mundial. “Enquanto entidade nós não estamos promovendo nenhuma campanha direcionada ao evento porque já temos nosso calendário anual, mas apoiamos os lojistas que, individualmente, apostam na Copa do Mundo para impulsionar as vendas”, observa.
Segundo Mainardi, mesmo as lojas que não possuam produtos específicos podem aproveitar para chamar a atenção da clientela. “Muitas empresas podem apostar na decoração e usar a criatividade para desenvolver alguma estratégia para trabalhar a data, como oferecer um brinde da Copa, uma camiseta ou um bola, por exemplo”, sugere.

Ana Souza

Vitrines e promoções já chamam a atenção dos clientes nas lojas de Santa Cruz

Venda de televisores ganha força

Quem pretendia trocar seu televisor deve aproveitar esta época. O comportamento do comércio em relação a todas as edições anteriores do Mundial se repete. Mesmo em meio ao clima de dúvidas em relação a protestos nas ruas, as vendas de televisores estão crescendo e, no setor de eletrônicos, é um dos itens mais vendidos.
Os números da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada em abril deste ano pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmam esta informação. Puxada pela produção de TVs para a Copa do Mundo, a indústria do Amazonas cresceu 15% em fevereiro de 2014, frente a igual mês do ano anterior, o melhor resultado desde outubro de 2011 (16,1%) neste tipo de comparação e o segundo melhor no ranking nacional.
A loja da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) criou a temporada de televisores Semp Toshiba. Até o final da Copa do Mundo, toda a linha de TVs desta marca está sendo vendida em até 10 sem juros. “Além de comprar o produto com o valor mais baixo, o cliente poderá parcelar a TV em até dez vezes, sem acréscimo, no cartão de crédito, no crediário ou no cheque. Também é possível negociar caso o pagamento seja à vista”, informa a subgerente da matriz da Afubra, Bernadete Frantz. Os modelos vão de 14 a 48 polegadas. “Temos uma mídia forte em cima dessa promoção para que as famílias possam assistir aos jogos com um televisor de boa qualidade. Os televisores com mais saída são de 32 a 48 polegadas”, frisa.
A Afubra se antecipou ao evento. Em outubro do ano passado, a loja lançou a Hexa Promção Afubra, a qual vai sortear seis carros zero quilômetro no dia 21 de junho. A cada R$ 200,00 em compras o cliente ganha um cupom para concorrer ao sorteio. “Foi uma campanha muito bem pensada para que as pessoas pudessem se organizar para participar”, comenta Bernadete.

Everson Boeck

Até o final da Copa do Mundo, a Afubra está com promoção de
televisores em até 10x sem juros

Procon acerta para as promoções

Grandes promoções veiculadas na mídia chamam a atenção dos consumidores que, muitas vezes eufóricos, não prestam atenção ao regulamento. Este é o principal alerta feito pelo coordenador do Escritório Municipal de Defesa do Consumidor (Edecon) de Santa Cruz do Sul, Marcelo Estula. “O cliente deve ficar atento e obter o maior número de informações sobre a promoção e o produto antes de concluir a compra. O melhor é tomar ciência de todos os detalhes do regulamento, que deve ser informado pela empresa”, orienta.
Estula recorda de um caso que ocorreu na Copa do Mundo de 2010 em que uma grande empresa divulgou uma promoção onde seus televisores teriam garantia até o próximo Mundial, ou seja, em 2014. “Um dos clientes teve problema com seu televisor e quando foi buscar esta garantia ele soube que no ato da compra deveria ter enviado cópia da nota fiscal e outros documentos ao fabricante para obter o benefício. Como a pessoa não executou esse procedimento, não teve direito. Aspectos como estes devem ser bem observados e, também, informados pela loja ao consumidor”, alerta.
Marcelo ressalta que a publicidade deve ser facilmente identificável para não confundir quem recebe a informação. Dados importantes não devem ser omitidos, o que pode induzir o possível consumidor ao erro se tiver intenção de comprar o produto ou serviço anunciado. Se houver informações falsas ou que não foram repassadas de forma clara, a propaganda é considerada enganosa.

Everson Boeck

No Centro da cidade, esta loja de cosméticos também
inovou para chamar a atenção dos clientes