Foto: Luana Ciecelski
Stephanie Freitas realizou a inscrição e agora se prepara para intensificar os estudos
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 estão abertas desde a manhã de segunda-feira, 12 de maio, e podem ser feitas até as 23h59 do dia 23 de maio, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A expectativa é registrar, em todo o pais, mais de 8 milhões de candidatos. Até o meio dia de ontem, 15 de maio, já eram 2,2 milhões de inscrições realizadas.
Stephanie Freitas, 19 anos, seguiu o conselho do Ministério da Educação – de não deixar para a última hora – e já se inscreveu. Aluna de Comunicação Social na Unisc, ela já tinha realizado o exame em 2011, quando alcançou uma boa média que possibilitou estudar através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No entanto, o que Stephanie quer mesmo é participar do Programa Universidade para Todos (ProUni). “Acho que com a bagagem cultural que a faculdade me proporcionou, agora as chances são mais certas”, explicou.
Além de ser pré-requisito para firmar contratos com o Fies e para participar ProUni, a nota do exame pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas no ensino superior público; o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos; e também para a obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
Além disso, na semana passada, duas instituições de ensino superior portuguesas aderiram ao exame para selecionar estudantes brasileiros para os cursos de graduação: a Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã. Ambas vão aceitar o Enem dos anos de 2013 e 2012 para classificar os candidatos para o ano letivo 2014/2015 que começa no mês de setembro.
As provas da edição desse ano estão marcadas para os dias 8 e 9 de novembro. O valor da taxa de inscrição é R$ 35 e pode ser pago até 28 de maio. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo (R$ 1.086) ficam isentos do pagamento.
Mais segurança
A segurança e os procedimentos contra fraudes na aplicação das provas serão aperfeiçoadas na edição deste ano. Em primeiro lugar, de acordo com o Inep, a prova será elaborada em local seguro e com segurança máxima. O espaço localiza-se na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e é de acesso restrito – quem ali entra, passa por um scanner e é monitorado por câmeras.
Além disso, nos locais de prova estarão disponíveis detectores de metais, que serão usados pelos fiscais de acordo com a necessidade. O ministério de educação prevê que o número poderá chegar a 18 mil em todo o país.
Já o rigor em relação ao uso de celulares continua o mesmo. Os candidatos devem colocar e lacrar os aparelhos em um porta-objetos. Aqueles que forem identificados portando ou fazendo uso de celulares serão eliminados, inclusive os que forem identificados após o exame. Quem postar fotos ou mensagens em redes sociais – como aconteceu em edições anteriores – será eliminado.
Travesti ou transexual poderá usar nome social
Outra novidade é que nesta edição, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social nos dias e locais de realização das provas. Para isso, o interessado precisará fazer uma solicitação ao Inep pelo telefone 0800-616161. O prazo para o pedido é o mesmo das inscrições, 23 de maio.
Face to face com Dilma
Na manhã dessa quinta-feira, 15 de maio, Dilma Rousseff promoveu mais uma vez o já conhecido evento online chamado de Face to Face. Na oportunidade a presidenta defendeu a política de cotas raciais para o acesso ao ensino. “As cotas raciais integram as ações afirmativas necessárias para que superemos as consequências de 300 anos de escravidão e do racismo dela decorrente”, respondeu.
A presidenta ainda esclareceu que é garantido às pessoas com deficiência condições diferenciadas na aplicação da prova do exame. Para isso, o tipo de deficiência deve ser informado no ato da inscrição e, em seguida, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entrará em contato com o participante para obter mais informações sobre a melhor forma de atendê-lo.
Outro ponto fortemente destacado por ela é que o exame é uma forma democrática de garantir a todos mais oportunidades de acesso à universidade. “Com o Enem, você pode participar de um processo seletivo em 115 instituições de uma só vez. O objetivo é [promover] um processo de seleção que teste não só o conhecimento, mas também que avalie a capacidade analítica.”
DICAS
a) Cartão de confirmação:
O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado, pelos correios, para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição.
No Cartão de Confirmação da Inscrição estão contidos: número de inscrição; data; hora; local de realização das provas; indicação do(s) atendimento(s) especializado(s) e/ou do(s) atendimento(s) specífico(s), se for o caso; opção de língua estrangeira; e solicitação de certificação, se for o caso.
O participante pode consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição no seguinte endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova, informando seu CPF e senha.
b) Como são as provas:
O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação.
08 de novembro de 2014 (sábado)
– Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30
09 de novembro de 2014 (domingo)
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30
c) No dia da prova:
Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h, horário de Brasília. Recomenda-se que todos os participantes cheguem ao local de prova até às 12h (horário oficial de Brasília), visto que será estritamente proibida a entrada após o fechamento dos portões.
IMPORTANTE!
– Verificar com antecedência, na página de acompanhamento do Enem, a validação da inscrição e o local de realização das provas.
– Fazer o trajeto até o local de prova antes do dia do Exame.