Everson Boeck
[email protected]
Dois meses depois de ter anunciado a construção de um grande shopping center em Santa Cruz do Sul, a Prefeitura Municipal promoveu uma coletiva de imprensa ontem pela manhã, 10 de março, no Gabinete do Prefeito, no Palacinho, para divulgar outro importante investimento. ACigha Construtora e Incorporadora, empresa com sólida atuação no mercado da construção civil nos vales do Taquari e Rio Pardo, é a responsável pela obra que terá um investimento superior a R$ 100 milhões.
No evento, a empresa fez a entrega do projeto ao Executivo, o qual dará prosseguimento às etapas legais para o andamento da obra. A apresentação à imprensa foi realizada por uma comitiva da construtora Cigha e da BN Imóveis, juntamente com o prefeito Telmo Kirst e com os secretários de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, de Planejamento e Gestão, Jéferson Gerhardt, e de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato. A previsão de conclusão é de aproximadamente 36 meses.
O diretor geral da Cigha, Paulo Valdir Pohl, explica que este é o terceiro grande empreendimento da construtora em Santa Cruz do Sul. “Há muitos anos temos feito investimentos no município e este, particularmente, nos deixa muito feliz ao vermos que está saindo do papel. Agradecemos ao prefeito por ter acolhido o projeto”, comemora. Desde 2011 em Santa Cruz do Sul, ano em que foi fundada, a Cighaatua prospectando negócios nas regiões dos vales do Rio Pardo e Taquari.
Recentemente a empresa fez a entrega do Residencial Valquírias, situado próximo à Unisc, com 96 apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida. E, às vésperas de entregar mais um empreendimento, o Residencial Floresta Negra, com 64 apartamentos, com entrega prevista para o mês de agosto, lança simultaneamente o seu maior investimento: o München Open Mall e München Residence.
Estrategicamente localizado em frente ao shopping anunciado pelo Grupo Josapar ao final de 2013, o Open Mall busca uma sinergia entre os empreendimentos, conforme Pohl. “Ele foi projetado sob uma ótica de afinidade e harmonia com o empreendimento vizinho”, explica. O diretor da Cigha ressalta que o projeto apresenta uma proposta de complementar as opções de oferta em produtos e serviços que chega para fortalecer o comércio local, contribuindo para aumentar o fluxo de turistas e a vinda de novos consumidores. “A expectativa quanto à geração de empregos com o início do funcionamento do empreendimento é de mais de 600 postos de trabalho diretos e indiretos. Para a obra, mais de 80% da mão de obra deverá ser local”, garante.
O prefeito Telmo Kirst, frisa não ter dúvidas da importância do investimento para o município. “Ao lado desta obra, para o mesmo período está prevista a conclusão do shopping center. Seguramente essas duas obras vão mudar a paisagem urbana do município, impulsionando ainda mais o mercado imobiliário, já em franca expansão. No entanto, haverá um impacto econômico muito bom”, comenta. Kirst também frisa que a prefeitura efetuará mudanças no trânsito no entorno do local quando a obra estiver em processo de finalização.
Fotos: Divulgação/Defecom/PMSCS
Novo empreendimento comercial e residencial de alto padrão arquitetônico
terá investimento de R$ 100 milhões
Conceito de residencial com serviços
O München Open Mall e München Residence éum conceito de residencial com serviços, oferecidos em um amplo shopping a céu aberto. Trata-se de uma obra de alto padrão arquitetônico, que segue um modelo internacional que vem prosperando nos Estados Unidos e Europa. Open Mall tem um conceito de interação. Esse novo formato de centro comercial, com uma estrutura mais aberta e com mais áreas de convivência verdes, proporciona ao público uma sensação de estar passeando ao ar livre, porém com a mesma segurança e conforto que os shoppings centers.
Já considerado um dos maiores investimentos privados realizados em Santa Cruz do Sul, o complexo será erguido em uma área de 9.149,33 metros quadrados, que pertencia à Phillip Morris (antiga Companhia de Fumos) e que foi adquirida pela construtora em 2012. O terreno está situado a apenas três quadras da Marechal Floriano, entre a Rua Ernesto Alves e as esquinas das ruas Borges de Medeiros e Sete de Setembro.
Com área total de 53.567,18 metros quadrados, o empreendimento será edificado em estilo de arquitetura clássica moderna. O München Residence será composto por oito torres residenciais, separadas por uma rua a céu aberto que ligará a Borges de Medeiros e a Sete de Setembro. Essa calçada interna do Open Mall deverá ter 16 metros de largura e 130 metros de extensão, propiciando uma atmosfera charmosa e ao mesmo tempo intimista para caminhar ou sentar, apreciando um saboroso café em um espaço cercado de arcos e com paisagismo refinado e inspirador.
No conjunto das torres serão 256 apartamentos de 2 e 3 dormitórios, sendo quatro por andar, e todos com suíte e acabamento diferenciado, mais 32 coberturas duplex, totalizando 288 unidades. Os prédios, com 36 apartamentos cada, terão 10 andares e serão servidos por elevadores panorâmicos.
Já a parte comercial seguirá o conceito de shopping a céu aberto e será constituída por um mix de 43 lojas moduláveis, distribuídas em uma área de aproximadamente 5 mil metros quadrados, que primarão pela diversidade nos segmentos de comércio e serviços para atender a comunidade. Restaurantes, lojas de fastfood, cafeteria, padaria, choperia, lavanderia, lotérica, pet shop e outros farão parte deste mix. O estacionamento, localizado em dois andares de subsolo, disponibilizará a moradores e clientes do shopping 470 vagas.
O complexo será erguido a apenas três quadras da Marechal Floriano, entre a
rua Ernesto Alves e as esquinas das ruas Borges de Medeiros e Sete de Setembro
Comercialização dos espaços
O esforço de comercialização ficará a cargo da BN Imóveis, administradora com longa tradição em Santa Cruz do Sul. A locação dos espaços comerciais iniciará, de imediato, após a fase de aprovação dos projetos junto à prefeitura. O prefeito Telmo Kirst se comprometeu a dar celeridade ao processo.Em uma primeira etapa as negociações vão envolver os empreendedores locais, para que eles possam instalar suas filiais no shopping. E nos próximos dias a Cigha irá procurar as entidades ligadas aos setores de comércio e serviços para oferecer os espaços, agendando reuniões semanais por segmento de atuação. Somente após o atendimento da demanda local os espaços serão colocados à disposição de outros municípios. A ideia é buscar marcas de renome e negociar a vinda das chamadas lojas âncoras.
O coordenador comercial da BN Imóveis, Mohamad Mustafa Husni Ali, agradece a confiança da Cigha e ressalta ser um momento histórico para a imobiliária. “Ficamos honrados em estar contribuindo para o crescimento da nossa querida Santa Cruz”, observa. Segundo ele, próximo aos dois empreendimentos, estarão, no mínimo, mil consumidores.
Obra trará à cidade a primeira avenida Open Mall
Empreendimento presta uma homenagem à cultura germânica
A localização do empreendimento inspirou o nome do projeto. Por ser construído próximo ao Parque da Oktoberfest, o empreendimento homenageia München, moderna cidade e centro financeiro, cultural e político da Alemanha, país de origem da imigração germânica, precursora de grande parte do desenvolvimento de Santa Cruz do Sul.
München também é reconhecida por sua espetacular arquitetura, misturando harmoniosamente os clássicos arcos, as catedrais góticas e o despojamento de construções modernas e grandiosas.
De acordo com o diretor geral da Cigha, Paulo Valdir Pohl, a construção do projeto em Santa Cruz do Sul evidencia a relevância estratégica que o município representa aos investidores do segmento. “Este megaempreendimento vem no sentido de participar e contribuir com uma cidade que representa um dos maiores polos comerciais do Rio Grande do Sul e que é a segunda com maior criação de empregos do Estado”, disse.
A construção do projeto em Santa Cruz do Sul evidencia a relevância
estratégica que o município representa aos investidores do segmento
Everson Boeck
Mohamad Mustafa,Telmo Kirst e Paulo Pohl comemorando o lançamento
do empreendimento