Everson Boeck
[email protected]
Considerado o maior evento voltado à agricultura familiar no Brasil, foi realizado ontem pela manhã, 7 de março, o lançamento da 14ª edição da Expoagro Afubra, programada para acontecer nos dias 25, 26 e 27 de março. A solenidade aconteceu no Parque de Exposições da feira, no distrito de Rincão Del Rey, em Rio Pardo, e contou com a presença do governador em exercício do Estado, Beto Grill, do prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, do presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, de autoridades civis e militares, parlamentares, dirigentes de entidades, sindicatos e cooperativas, membros da imprensa e representantes das empresas patrocinadoras da feira.
Logo após a abertura, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Elton Roberto Weber, ministrou palestra onde abordou o tema “A importância da agricultura familiar para a sociedade”. Em sua explanação ele apresentou números importantes da atividade. Segundo Weber, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da área total utilizada para a agricultura atualmente, 33% é destinada à agricultura familiar. Além disso, para cada 100 mil hectares, há 15 postos de trabalho. “Uma indústria para o município e região é importante, mas a aplicação de investimentos e criação de políticas públicas para as pequenas propriedades é muito importante para o desenvolvimento do país e a permanência da família no meio rural”, ressalta.
A preservação da identidade do agricultor familiar foi outro ponto abordado pelo palestrante. “É importante preservar e manter questões culturais da zona rural. É ali que a família nasceu, onde os filhos se criaram, naquela propriedade onde fizeram sua forma de sobrevivência. Tudo isso deve ser preservado para que a população do campo não continue diminuindo”, pontua.
O representante da Fetag trouxe outro dado importante. Nos próximos anos a produção de alimentos no mundo precisa aumentar em, pelo menos, 50%. Hoje, 900 milhões de pessoas passam fome no mundo e a tendência é que este número aumente em 100 milhões com a recessão econômica. “Precisamos chamar a atenção dos governos, estados, países, órgãos públicos, para que acordem agora para o problema que está por vir. Vai faltar comida no mundo em muito pouco tempo. Temos o desafio de manter a população no meio rural e aumentar a produção de alimentos”, alerta.
Fotos: Everson Boeck
Solenidade realizada ontem pela manhã, em Rincão Del Rey, em Rio Pardo,
no Parque da Expoagro Afubra, teve a participação maciça da comunidade
Êxodo rural: falta de estrutura no campo
Da mesma forma que foi abordado pelo palestrante, os deputados que se pronunciaram também falaram das dificuldades que contribuem para a saída das famílias do campo. O baixo retorno financeiro, falta de terras, problemas de saúde foram alguns pontos destacados. O maior deles, no entanto, foi a falta de energia elétrica, além de problemas com telefonia e sinal de internet. “Ainda hoje existem milhares de localidades em que uma residência liga o chuveiro e outras dezenas ficam sem luz. É preciso ampliar o fornecimento e melhorar a distribuição para que os produtores possam aprimorar seus processos”, sublinha.
Weber também falou sobre problemas de conservação das estradas. “Nossos agricultores também têm muita dificuldade em transportar seus produtos pela qualidade das estradas, que em muitos locais é precária”, aponta. O palestrante ainda problematizou sobre o incentivo à inovação tecnológica no campo para a transformação dos processos de produção e ampliação dos sistemas integrados de produção agropecuária.
Autoridades comemorando o lançamento da maior feira da agricultura familiar do Brasil
Incentivo e fomento à diversificação de atividades no seio rural
Após a palestra de Elton Weber, o coordenador geral da feira, Marco Antonio Dornelles, abriu os pronunciamentos.Norteado pelo maior objetivo da feira – de incentivo e fomento à diversificação de atividades no seio rural – Dornelles lembrou a proposta de convergência de ações, ideia lançada durante a primeira edição do evento, ocorrida em 2001, como o principal fator de crescimento da Expoagro Afubra. “Trata-se de um trabalho conjunto, fruto da união de diversas instituições públicas e privadas em prol dos produtores e de todo o setor primário”, disse. Também comentou as novidades para a nova edição, como a exposição e julgamento de bovinos da raça Jersey, raça que tem como diferencial a produção de leite de alta qualidade, a exposição de aves exóticas e ornamentais de alta qualidade genética e a promoção do prêmio Afubra/Nimeq de inovação tecnológica em máquinas agrícolas para agricultura familiar.
Na área dedicada às agroindústrias familiares, a inovação será o espaço Caminhos da Legalização. No local, segundo Dornelles, produtores interessados poderão sanar dúvidas e conhecer os mecanismos para legalização de seus empreendimentos rurais. No Espaço Cultural, inserido na programação da feira desde 2011, o tema será a influência da colonização italiana na formação do Rio Grande do Sul, através da exposição de artesanato, utensílios e costumes da etnia.
Para a edição deste ano, revela o coordenador, o número de expositores é maior. “Serão 390, vinte a mais do que ano passado”. Na infra-estrutura, a novidade está no estacionamento. “Ele terá duas entradas, uma para quem vem do sul e outra no sentido oposto”, complementa Dornelles.
Ao frisar a feira da agricultura familiar, o secretário de Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, lembrou que a diversificação de atividades entre os produtores rurais também é alvo de prioridade entre as ações do Governo do Estado. “Nos últimos três anos, o Executivo Gaúcho investiu mais de R$ 1 bilhão em micro e pequenas ações que chegam diretamente na cada do produtor”, frisou. O governador em exercício destacou as diretrizes governamentais, de apostar no fortalecimento da economia. Para isso, disse Beto Grill, o governo estadual está interagindo constantemente com todos os segmentos da sociedade civil. “No caso da Expoagro Afubra, uma parceria que se fortalece a cada nova edição”, completou.
A décima-quarta edição da Expoagro Afubra tem como patrocinadores as empresas Husqvarna, Nortox, Trapp, Biogene, Massey Ferguson, Consul e Sicredi. Com acesso gratuito, o parque fica aberto das 8 às 18 horas.
Está marcada para o dia 26 de março, às 18h, durante a Expoagro Afubra, uma Audiência Pública que debaterá sobre a legislação vigente em relação à contratação de trabalhadores da agricultura familiar. O requerimento da audiência executado pelo deputado Edson Brum (PMDB) foi aprovado no último dia 27 pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo (CAPC) da Assembleia Legislativa.
Palestrante Elton Weber, presidente da Fetag/RS, foi homenageado pelo
presidente da Afubra, Benício Albano Werner e sua esposa, Elfoni Werner
Estrutura da Expoagro Afubra 2014
Quando: 25, 26 e 27 de março
Onde: Parque de Exposições em Rincão Del Rey, Rio Pardo
Horário: 8 horas às 18 horas, com entrada franca
Expositores: mais de 390 estandes, entre empresas, instituições e entidades
Alimentação: três restaurantes e quatro lancherias
Estacionamento interno: 6 mil veículos
Ônibus grátis: de hora em hora, a partir das 8 horas, fazendo trajeto de idade e volta da matriz da Afubra até o Parque da Expoagro. De Rio Pardo, um horário na parte da manhã, com saída em frente ao escritório municipal da Emater/RS-Ascar
Mais informações: www.afubra.com.br
Governador em exercício, Beto Grill, esteve presente no lançamento
do evento pela quarta vez