A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, oficializou na tarde desta quarta-feira, 4, a entrega de um pavilhão à Cooperativa dos Catadores. O prédio localizado na Rua Venâncio Aires vem sendo utilizado há cerca de duas semanas para a triagem do material recolhido na coleta seletiva solidária. Além dos catadores, participaram do ato o secretário da pasta, Raul Fritsch e representantes do Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária de Santa Cruz (FACS).
O pavilhão de 700 metros quadrados é locado pela Prefeitura, que repassa mensalmente R$ 4,5 mil à Cooperativa para o custeio do aluguel, além dos R$ 30,5 mil destinados às despesas da coleta seletiva. Raul Fritsch destacou a preocupação e o empenho da atual administração em buscar um local apropriado para a triagem do material que, até então, permanecia a céu aberto em um terreno na Rua Professor Ivo Radtke, gerando reclamações frequentes por parte da comunidade. “Este incentivo também visa proporcionar melhores condições de trabalho aos catadores, para que possam prestar um bom serviço e continuar colaborando com a preservação do meio ambiente”, afirmou.
Em nome da Cooperativa, Angela Maria Nunes e Erilda Leodete da Silva agradeceram o apoio da Prefeitura, que também fornece almoço aos catadores através da Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação. “É uma conquista para nós poder contar com esta estrutura, que certamente impacta na qualidade do nosso trabalho”, declarou Angela. “Nos sentimos valorizados e estimulados a continuar trabalhando para deixar nossa cidade mais bonita”, disse Erilda.
DECOM/PMSCS/Divulgação
Prédio será utilizado para triagem do material recolhido na coleta seletiva solidária