A Souza Cruz, maior exportadora de tabaco do Brasil e líder do mercado de cigarros no país, comemora nesta quinta-feira, 25, 110 anos de história. Presente em todo o território nacional, é uma das principais empresas integrantes do Grupo British American Tobacco (BAT), que atua em 180 países. “O aniversário celebra uma trajetória vitoriosa, marcada pelo pioneirismo, pela vanguarda tecnológica e focada na sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do tabaco”, destaca o diretor de Tabaco, Dimar Frozza.
Marca da sua trajetória, a Souza Cruz investe nas pessoas para garantir o alcance de todos os seus objetivos estratégicos. Por isso, busca atrair, desenvolver e reter os melhores talentos do mercado, investindo em um ambiente de trabalho que estimule as pessoas a exercer o máximo do seu potencial. Atualmente, a Companhia conta com 7,4 mil colaboradores e atua em toda a cadeia produtiva de forma verticalizada, desde a produção e o processamento de tabaco, até a fabricação e a distribuição de cigarros.
Arquivo Souza Cruz
Unidade de Processamento da empresa em Santa Cruz do Sul
Na área de Produção Agrícola, são mais de 30 mil produtores de tabaco, em cerca de 600 municípios da Região Sul do Brasil. Em 2012, foram exportadas 120 mil toneladas do produto, para 40 países dos cinco continentes, que geraram uma receita de R$ 1,3 bilhão. Nas unidades de processamento, são cerca de 4 mil empregos temporários gerados a cada safra. No varejo, são 300 mil comerciantes, que atendem mais de 5 mil municípios brasileiros.
A Souza Cruz está sediada no Rio de Janeiro e conta ainda com quatro usinas de processamento de tabaco localizadas em Santa Cruz do Sul (RS), Blumenau (SC), Rio Negro (PR) e Patos (PB), além de duas fábricas de cigarros — uma em Cachoeirinha (RS) e outra em Uberlândia (MG), esta a maior da América Latina. Em Cachoeirinha, situam-se também o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tabaco, centro de referência em inteligência e pesquisa de tabaco para toda a Região Américas da BAT; o Parque Gráfico, responsável pela produção de embalagens de cigarros com alto padrão de qualidade; e o GSD (Group Service Delivery), uma área global de tecnologia da informação da BAT.
Leia mais:
Empresa apoia livro que retrata o Rio Grande
A música como difusora da cultura
“Construtores do nosso desenvolvimento”
André Scheibler: 110 anos confirmam solidez da empresa
Schünke: desejo de continuidade do sucesso nos próximos 110 anos