Início Economia Economia: Telmo Kirst destaca a defesa do tabaco

Economia: Telmo Kirst destaca a defesa do tabaco

Considerada um dos investimentos mais comemorados por Santa Cruz do Sul nos últimos anos, a nova unidade fabril da Philip Morris Brasil iniciou oficialmente as operações na manhã desta sexta-feira, dia 5 de abril. Na cerimônia de inauguração, que começou às 10 horas, o prefeito Telmo Kirst pronunciou-se sobre este tão aguardado complexo da cigarreira, cuja instalação orçada em R$ 113,5 milhões ocupa mais de 40 mil metros quadrados de área construída no Distrito Industrial.
Em seu discurso, Telmo salientou a necessidade de avigorar a defesa do tabaco, fortalecendo a fumicultura e ampliando as ações junto ao setor fumageiro. “Vamos criar uma associação para os municípios brasileiros produtores de tabaco, com o propósito de defender tanto o fumicultor quanto as empresas como a Philip Morris, que geram emprego no campo e na cidade”, declarou.

DECOM/PMSCS/Divulgação

Telmo: “defender tanto o fumicultor quanto as empresas”

Além de empregar 1,2 mil funcionários, a empresa também carrega uma importância indispensável para o orçamento e desenvolvimento do município. A companhia é responsável por quase 55% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) arrecadado em 2012. Para o prefeito, a inauguração da nova unidade assegura a permanência da cigarreira na cidade – certeza esta que já foi questionada no final da década de 90, quando a Philip Morris chegou a cogitar a possibilidade de transferir as operações para Curitiba, onde funcionam seus escritórios. Na época, na condição de secretário estadual de Obras Públicas, Telmo discutiu a questão com o então governador Antônio Britto. Após as negociações, a Philip Morris recebeu o Fundopem (Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul, que financia parte do ICMS).
Em seu pronunciamento, Telmo ainda destacou a relevância do tabaco para a região, em especial para Santa Cruz do Sul, bem como a importância de ampliar a parceria entre município e Estado, a fim de atender as reivindicações em benefício do setor – entre elas o combate ao contrabando de cigarros, que hoje representa cerca de 30% do consumo no país. “Recebo com muito orgulho este que é um dos mais importantes empreendimentos da história de Santa Cruz erguido no Distrito Industrial, que ajudei a implantar há mais de 30 anos”, disse.