A participação ativa dos associados na gestão e na tomada de decisões é uma das características marcantes do sistema cooperativo. Neste contexto, a Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Rio Pardo iniciou nesta sexta-feira, 15, na localidade de João Rodrigues, interior de Rio Pardo, as Assembleias Sicredi 2013, que até o dia 8 de abril, vão reunir todos os 80 núcleos da cooperativa na região. Conforme o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, as 80 Assembleias de Núcleo são um momento fundamental para o funcionamento da cooperativa e refletem a transparência na gestão em cumprimento às normas estatutárias. “É a hora de prestar contas e de aprimorar o processo de participação dos associados na gestão e no desenvolvimento da cooperativa”, destaca ele.
Entre as novidades da Assembleia Sicredi para 2013 está a nova organização dos núcleos, que passam a considerar a residência ou domicílio dos associados nas respectivas comunidades ou bairros. Desta forma, se o associado estiver vinculado à Unidade de Atendimento do Centro de Santa Cruz do Sul, por exemplo, e morar no Bairro Universitário, vai poder participar da assembleia que ocorre mais próxima da sua residência. “É uma maneira de facilitar o acesso e também de integrar mais a comunidade”, frisa Petry. Outra novidade refere-se à coleta de alimentos não perecíveis durante os eventos, que serão destinados a entidades que realizam trabalhos sociais na região.
Neste ano, também serão eleitos os membros do Conselho Fiscal. Duas chapas estão inscritas e participam da eleição. “Em cada assembleia de núcleo serão apresentadas as chapas e todos os associados presentes poderão participar votando”, salienta Petry.
Em 2012, foram realizados 39 encontros para contemplar as 122 assembleias de núcleo da Sicredi Vale do Rio Pardo. Os eventos reuniram mais de 6,5 mil pessoas. Este ano, com a nova proposta de estruturação, serão 35 encontros, com a expectativa de superar o público do ano passado. “Após esta ampla discussão e a escolha dos 80 coordenadores de núcleo, vamos realizar a nossa grande Assembleia Geral, em abril, para ratificar as deliberações dos nossos associados”, frisa Petry. A Assembleia Geral está marcada para o dia 23 de abril, na sede social da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).
ORDEM
Todas as Assembleias de Núcleo obedecem à seguinte ordem: eleição do delegado de cada Núcleo e seus Suplentes, para fins de representação dos associados do respectivo Núcleo nas Assembleias Gerais da Cooperativa; definição do posicionamento (voto) do Núcleo em relação às matérias que serão objeto da Assembleia Geral Ordinária de 2013 da Cooperativa, o qual será apresentado pelo delegado do respectivo Núcleo nesta Assembleia; prestação de contas relativas ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 2012, compreendendo relatório da gestão, balanço dos dois semestres do correspondente exercício, demonstrativo das sobras, parecer da auditoria e parecer do Conselho Fiscal; destinação das sobras; eleição dos componentes do Conselho Fiscal; fixação do valor das cédulas de presença dos membros do Conselho Fiscal; destinação dos recursos advindos do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social; e discussão de outros assuntos de interesse do quadro social.