Os deputados estaduais representantes do setor fumageiro na Assembleia Legislativa se reuniram na manhã de quarta para discutir a participação na Conferência das Partes (COP 5), que acontece de 11 a 17 de novembro, em Seul, na Coreia do Sul. O encontro reunirá dirigentes dos países que assinaram a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco.
Participaram do encontro os deputados Adolfo Brito (PP), Edson Brum (PMDB), Heitor Schuch (PSB), Marcelo Moraes (PTB) e Pedro Pereira (PSDB) e o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco e diretor da Afubra, Romeu Schneider. O grupo avalia a possibilidade de acompanhar a comitiva de lideranças gaúchas no evento, que irá discutir novas diretrizes para a produção internacional de fumo. O temor é de que, entre outras medidas, poderão ser aprovadas exigências como redução da área plantada, corte em mecanismos de suporte aos produtores e interferência em suas associações. “Não podemos esquecer que a produção de fumo envolve mais de 190 mil famílias na região Sul”, destacou Schuch.
O parlamentar lembrou também que o governo federal ainda não se manifestou oficialmente sobre a posição que levará para a COP 5. Conforme Schuch, tanto o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, quanto o da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, já garantiram ao setor que o Brasil irá declarar contrariedade à redução de área de cultivo de fumo no Brasil. Porém o governo ainda não declarou oficialmente essa decisão, o que causa apreensão entre os produtores e trabalhadores do tabaco, assim como aos municípios com economia calcada na atividade.