As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) mantiveram a expectativa de que não haverá mais corte na taxa básica de juros, a Selic, este ano, e reduziram a estimativa para 2013 de 8,25% para 8%.
A informação consta do boletim Focus, publicação semanal do BC, elaborada com base em estimativas para os principais indicadores da economia.
Com a economia em ritmo mais lento, a taxa Selic, instrumento para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, calibrar os preços, começou a ser reduzida em agosto do ano passado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.
Na última quinta-feira, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, indicou que pode não haver mais espaço para corte na taxa Selic este ano.
Para o diretor, a inflação ficará acima da meta, apesar do ritmo mais lento da economia nos primeiros seis meses do ano, com expectativa de recuperação neste semestre, devido à alta dos preços de commodities (produtos primários, com cotação internacional).
Kelly Oliveira/ABr