O reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Vilmar Thomé, juntamente com a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), Mariza Christoff, e com o engenheiro agrônomo, Vladimir Panta, entregou ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, o Projeto de Fortalecimento das Redes de Referência na Agricultura Familiar e Diversificação da Propriedade Rural nas Regiões Produtivas de Tabaco do Rio Grande do Sul (Projeto Vitamina).
O encontro ocorreu no dia 15 de junho, em Arroio do Meio. “O objetivo foi reivindicar apoio financeiro do Governo Federal, no sentido de incentivar a realização das ações práticas previstas nesta importante proposta de desenvolvimento sustentável para a agricultura”, comentou o reitor Vilmar Thomé. O valor total do Projeto é de mais de R$ 7 milhões. “Trata-se de um importante e abrangente projeto que trará grandes benefícios do ponto de vista social e econômico para centenas de produtores”, acrescentou Thomé.
Entre as atividades propostas no Projeto Vitamina, estão a criação de uma estrutura de apoio aos produtores familiares nos municípios envolvidos, através da aquisição de novas técnicas voltadas à qualificação das atividades em fruticultura e melhoramento de pastagens, manejo e nutrição animal para produção leiteira, implementação de sistemas de irrigação, reaproveitamento de resíduos das propriedades, uso de energias renováveis, agregação de valor aos produtos pela agroindustrialização e diversificação da matriz produtiva pela introdução da avicultura colonial.
Divulgação/Unisc
Vilmar Thomé cumprimenta Mendes Ribeiro Filho (D), com a presença do deputado estadual Edson Brum
A extensão territorial de execução da proposta está compreendida nas regiões do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra, Região Carbonífera, Costa Doce e Região Sul do Rio Grande do Sul, abrangendo um total de 46 municípios. No Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra os municípios beneficiados são: Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Candelária, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, General Câmara, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sobradinho, Sinimbu, Tunas, Mato Leitão, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.
Na Região Carbonífera, estão os municípios de Arroio dos Ratos, Mariana Pimentel e Dom Feliciano. Na Costa Doce, Camaquã, Sertão Santana, Cristal e São Lourenço do Sul. E, na Zona Sul, Pelotas, Canguçu, Morro Redondo, Turuçu, Rio Grande, Arroio Grande, Jaguarão, Candiota, Pinheiro Machado, Pedras Altas e Capão do Leão.
As entidades proponentes do Projeto Vitamina são a Embrapa de Pelotas, o Corede Vale do Rio Pardo e a Unisc, com o apoio de diversas entidades. O objetivo é promover a dinamização da economia regional, através do fortalecimento das redes de referência nas áreas de pastagens para melhoramento da produção leiteira, fruticultura, aproveitamento de resíduos, uso de energias renováveis e avicultura colonial.
De parte do Corede/VRP, a presidente Mariza Cristoff, disse que esse foi o maior projeto de diversificação já apresentado pela região e que, uma vez aprovado, deverá incrementar a agricultura familiar. “Deve alavancar as atividades de diversificação, principalmente nas áreas de avicultura, agricultura orgânica e bacia leiteira” salientou.