Início Economia Fraternidade e saúde pública

Fraternidade e saúde pública

Dom Canísio Klaus*

O tempo da quaresma, que começa no dia 22 de fevereiro, quarta feira de cinzas, nos convida à conversão e à busca da santidade. No Brasil, desde 1964, a Igreja une a conversão quaresmal com a Campanha da Fraternidade, a partir de um tema que merece maior atenção para o exercício da verdadeira fraternidade. Neste ano o tema proposto é: “Fraternidade e Saúde Pública”, iluminado pelo pensamento bíblico do Livro do Eclesiástico:  “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8).
O tema da saúde é central para todos e ganha destaque quando atinge pessoas próximas a nós. Fica angustiante quando não se consegue tratar as doenças por falta de dinheiro para pagar os remédios ou custear uma internação, quando faltam leitos nos hospitais ou não se consegue marcar horário com o médico. Por isso todos somos convidados a nos unir na busca de melhores condições de vida para as pessoas, prevenindo as doenças e garantindo atendimento adequado aos enfermos.
Ao longo da história a Igreja fez muitas ações em vista da saúde. Construiu hospitais, creches, asilos e leprosários. Promoveu a Pastoral da Saúde, a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. Na Campanha da Fraternidade de 1981 trabalhou o assunto com o lema “Saúde para todos”. Em outras campanhas o assunto entrou na pauta, abordando temas como: o menor, a moradia, os excluídos, a fome, as pessoas idosas, pessoas com deficiência, economia, água, etc. Entendemos que a saúde é um dom que pedimos e agradecemos a Deus, sem deixar de fazer a nossa parte na prevenção e na busca da cura.
Neste ano a Campanha da Fraternidade fala sobre saúde pública, com enfoque especial no SUS (Sistema Único da Saúde).  A partir do lema, “que a saúde se difunda sobre a terra”, a Campanha convida a todos a “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhorias no sistema público de saúde”.
Como discípulos  missionários, todos os membros da Igreja são chamados a serem  agentes de vida e saúde. Missão especial tem os profissionais de saúde que,  inspirados na Palavra de Deus, são chamados a colocar seus dons a serviço da saúde para todos.
Que Quaresma e Campanha da Fraternidade nos motivem a um especial comprometimento com a vida digna e saudável do nosso povo!

*Bispo de Santa Cruz