A empresa Distripan, situada em Linha Pinheiral, que trabalha com envoltórios naturais para embutidos, comercializava até este ano seus produtos apenas para estabelecimentos de Santa Cruz do Sul e da região. No entanto, graças a uma habilitação que o município possui junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), pela portaria 221 de 29 de abril de 2010, a agroindústria vai poder, a partir de agora, vender o que produz para todo o território nacional.
A Distripan, junto com os frigoríficos Gassen e Panke, é a terceira agroindústria do município a conquistar o direito de comercialização em todo o Brasil. O secretário municipal de Agricultura, Ademir Santin, destaca a importância do registro de mais essa agroindústria ao Sisbi-POA. “A habilitação possibilita mais renda ao produtor, retorno ao município, contratação de mais funcionários, além de ser muito importante para a diversificação”, afirma Santin. Ele também enfatiza que essa nova realidade das empresas santa-cruzenses é resultado do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura com a equipe técnica do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que fiscaliza e inspeciona as plantas agroindustriais.
Pioneirismo
Com a habilitação ao Sisbi-POA, empreendimentos de diferentes portes podem vender sua produção em todo o território nacional. A autorização para Santa Cruz do Sul veio após articulação da Secretaria Municipal de Agricultura e do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O SIM incentiva as pequenas empresas e empreendedores na área urbana e rural a saírem da clandestinidade, potencializando o negócio, oferecendo cada vez mais produtos de qualidade à população.
Ataídes de Souza
Secretário municipal de Agricultura, Ademir Santin, e o proprietário da Distripan, Mauro Giovane de Oliveira