Início Economia Santa Cruz vai participar da Cadeia Binacional do PET

Santa Cruz vai participar da Cadeia Binacional do PET

A prefeita Kelly Moraes, o vice-prefeito Luiz Augusto Campis, o secretário de Meio Ambiente, Alberto Heck, e a Associação Ecológica de Catadores de Materiais Recicláveis de Santa Cruz do Sul estiveram na manhã desta quinta-feira, 26, em Porto Alegre, no Palácio Piratini, participando do ato de implantação da Cadeia Solidária Binacional do PET, que envolve o Rio Grande do Sul e o Uruguai.
Santa Cruz do Sul será beneficiada com um polo de tratamento e transformação das garrafas pet em flocos. Novo Hamburgo, Canoas e Jaguarão também farão parte desta iniciativa pioneira que irá receber investimentos que somam R$3 milhões, provenientes do Ministério do Trabalho, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária, com contrapartida de R$850 mil do Governo do Estado.
Segundo o secretário estadual de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, através deste processo o material coletado pelos catadores e recicladores gaúchos será transformado em flakes que serão enviados para o Uruguai onde serão produzidas fibras. “Este material retornará ao Brasil e será enviado para Minas Gerais onde será transformado em fio que vai servir para tecelagem, artesanato, roupas e sacolas ecológicas, beneficiando milhares de famílias que terão um grande incremento em suas rendas”, avalia Dziedricki.
O secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, também prestigiou a instalação do projeto e garantiu que esta parceria entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai representa o início da organização da economia solidária sul-americana. O governador Tarso Genro salientou que “através desta iniciativa a economia solidária oportuniza a organização produtiva através do trabalho e não do capital, criando valor de baixo para cima.”
A prefeita Kelly Moraes destacou que a construção do Pavilhão Municipal de Reciclagem, foi um dos pontos importantes para que o município fosse contemplado com o projeto. “Com a implantação deste polo que transformará as garrafas Pet em flakes, estaremos incentivando ainda mais os catadores que já tiveram um grande ganho com o repasse da usina de reciclagem para a associação.” A expectativa é que o novo equipamento entre em funcionamento até a metade de 2012.

Fotos: Larissa Moritzen

Prefeita Kelly e o governador Tarso Genro assinam o termo de compromisso


Secretário Maurício Dziedricki, Kelly Moraes e  Tarso Genro: economia solidária