Início Sem categoria Mostra Tabajara Ruas inicia hoje

Mostra Tabajara Ruas inicia hoje

Primeira exibição acontece na noite de hoje com o filme Netto perde sua alma

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A fim de abordar a questão histórica do Rio Grande do Sul às vésperas do dia 20 de setembro, e também com o objetivo de homenagear um grande cineasta gaúcho, o SESC local e a Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz prepararam uma programação especial para setembro e início de outubro. Serão quatro semanas de uma Mostra de Cinema. Na telona, filmes produzidos e dirigidos pelo escritor e cineasta gaúcho Tabajara Ruas. As sessões acontecerão na sede do Sindibancários, com entrada gratuita.
A primeira exibição acontecerá já na noite de hoje, 11 de setembro, a partir das 20 horas. O filme escolhido é “Netto Perde sua Alma”. Lançado em 2001, o drama tem classificação indicativa de 14 anos e seu enredo é composto por memórias do general brasileiro Antônio de Souza Netto. Ferido em plena Guerra do Paraguai ele está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes e reencontra um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.
A sessão seguinte trará o filme “Netto e o Domador de Cavalos” e acontece no dia 18 de setembro, também às 20 horas. Seguindo uma sequência de filmes onde Tabajara Ruas explorou a história de Netto, nesse longa metragem de 2008, acompanhamos o coronel na aventura de criar sua própria república rio-grandense. No entanto, seus planos separatistas podem se complicar enquanto ele vaga pelos campos uruguaios, já que seu velho amigo, o domador de cavalos Torres, está preso em um forte militar acusado de crimes que não cometeu. 
No dia 25 de setembro será a vez da terceira sessão e ela contará com o documentário “Brizola, Tempo de Lutas”, lançado em 2007. Nele, Tabajara nos apresenta à vida de Leonel Brizola, político brasileiro do Rio Grande do Sul, e relembra sua participação nos principais acontecimentos políticos e sociais do país. Para contar sua trajetória, desde o pequeno povoado gaúcho até a década passada, Ruas colheu 27 depoimentos de familiares, amigos, companheiros e lideres políticos de peso, como Luís Carlos Prestes, Lula, Dilma Roussef e Mário Soares, ex-presidente de Portugal.
E por fim, a última sessão proporcionará a comunidade não apenas a exibição de um filme, mas também um encontro com o diretor Tabajara Ruas. A atividade acontecerá no dia 2 de outubro, excepcionalmente às 19 horas. Num primeiro momento, será exibido o longa metragem “Os Senhores da Guerra” de 2014, que aborda a Revolução de 1923, embate que dividiu o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Após a exibição acontecerá um bate-papo com Tabajara. Toda a comunidade está convidada a participar. 

Tabajara Ruas estará em Santa Cruz para a sessão do dia 2 de outubro

SESSÕES

11/09 – 20 horas: Netto perde sua alma
18/09 – 20 horas: Netto e o Domador de Cavalos
25/09 – 20 horas: Brizola, Tempo de Lutas
02/10 – 19 horas: OS SENHORES DA GUERRA + debate com o diretor Tabajara Ruas e equipe