Início Sem categoria Lixo Extraordinário será a exibição do Dia do Meio Ambiente

Lixo Extraordinário será a exibição do Dia do Meio Ambiente

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A exibição dessa terça-feira, dia 5 de junho, da Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz será duplamente especial. Primeiro porque apresentará à comunidade um documentário, e segundo porque terá como proposta a reflexão sobre a questão ambiental, já que nessa terça-feira comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. O longa metragem exibido será o “Lixo Extraordinário”. 
Dirigido por Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, o trabalho foi lançado em 2010 no Reino Unido e no Brasil, e tem 90 minutos de duração. Resumidamente, pode-se dizer que ele aborda o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável, no Jardim Gramacho – maior aterro sanitário da América Latina – localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ). Por trás disso, entretanto, há muito de humano na história apresentada, e isso dá um toque de reflexão e emoção à história contada.
Como aponta o crítico Emilio Franco Jr., além do trabalho de Vik, a narrativa fala sobre o “poder transformador da arte, capaz de alterar não só a realidade das pessoas, mas ainda a percepção de mundo que elas têm”. Há um orgulho e uma felicidade intricados nos rostos das pessoas apresentadas, sentimentos causados pela dignidade e importância do trabalho realizado por elas, e pela valorização disso através da arte. “Serve como um choque de realidade impactante – e capaz de alterar as percepções do espectador”, comenta Emilio. 
Em função de toda essa profundidade, Lixo Extraordinário, foi premiado nos Festivais de Sundance e Berlim e indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2011. A exibição da Associação Amigos do Cinema acontece na sede do Sindibancários – rua 7 de setembro, 489 – a partir das 20 horas. Ela será aberta à comunidade e o acesso gratuito. 

A proposta apresentada pelo artista no documentário é a de transformar o lixo em arte