Viviane Scherer Fetzer
[email protected]
É o amor pelo instrumento que juntou uma galera de bateristas santa-cruzenses para formar a Confraria dos Bateristas. São profissionais, amadores, estudantes e apaixonados pelo instrumento reunidos para trocar experiências, histórias e conhecimento sobre as bateras. A ideia de reunir os bateristas de todos os estilos musicais da cidade uma vez por mês surgiu nas participações de alguns deles em workshops fora da cidade. Eles acabavam lotando carros para se reunir com outros músicos e viram a oportunidade de fazer isso aqui.
Desde janeiro, uma vez por mês eles se reúnem na Batera’s School, na rua Senador Pinheiro Machado, 273, para fazer um churrasco e contar histórias. Na segunda edição, em fevereiro, foi feita uma homenagem a Astor Rocha pelos ensinamentos em relação a bateria para quase todos os bateristas da cidade ao longo de 30 anos. E para a terceira edição do encontro da Confraria está programado um workshop com Zé Montenegro, na próxima terça-feira, 21 de março, às 19h. A abertura ficará por conta de Diego Maracci e Ismael Lange, da Batera’s School. Durante toda a terça-feira, Zé Montenegro estará ministrando oficinas de bateria junto a escola. Em abril, a Confraria será normal e em maio haverá workshow com Astor Rocha e Cleo Schulz. A ideia é de trazer algum artista de fora a cada três meses para os eventos.
O local escolhido para os encontros não poderia ser outro. A Batera’s School é uma empresa criada por Diego Maracci e Astor Rocha, em 2008, para oferecer aulas de bateria de uma forma bem organizada, no sentido de ter espaço específico para bateria, aulas, estudos e conversas. O tempo passou e Astor se desligou da empresa. Diego ficou à frente da Batera’s, mas foi trabalhar em outro estúdio. Depois de um tempo acabou saindo em busca de um lugar definitivo para a Batera’s e encontrou o local onde ela fica hoje. Nessa época ele contou com a parceria do colega Heberson Reis, mais conhecido como Manaus, que é regente de bandas marciais e também faz arranjos musicais. Manaus ficou responsável pela parte didática da escola, mas por ser de Rio Pardo, acabou tendo que voltar para lá.
Diego já tinha convidado Ismael Lange e Cleo Schulz, ambos bateristas, mas eles não conseguiram acertar os detalhes. Quando Manaus foi embora, Diego entrou em contato com os dois novamente. Ismael começou a trabalhar logo em seguida. Diego convidou Lucas Kist, que é multi-instrumentista e, Gustavo Sehnem, que é regente de coral, produtor e músico qualificado. E no início de março, Cleo Schulz entrou na empresa. Agora são três bateristas, um professor de instrumentos variados, um produtor de arranjos e regência de corais. A empresa abrange praticamente todos os instrumentos musicais.
Através de licitações com as prefeituras, a Batera’s School atua nas cidades de Vale do Sol, Herveiras e Vera Cruz. Em Vera Cruz a Secretaria de Cultura oferece oficinas de música para a comunidade em geral. Vale do Sol e Herveiras fazem um trabalho bem social que envolve a assistência social do município. Em Herveiras o índice de desenvolvimento humano é um dos piores do estado, o projeto lá envolve alunos de 11 a 16 anos das escolas municipais e de uma estadual, duas vezes por semana uma equipe da Batera’s vai a Herveiras com o intuito de fazer com que a música ajude as crianças. A escola além de ir para outras cidades tem em sua sede a disposição aulas de bateria, toda a parte musical, produção e criação além da gravação de arranjos, contando inclusive estúdio de gravação próprio.
Parceria
A maior fábrica de baquetas da América Latina, C.IBAÑEZ, estava procurando locais para fomentar o comércio deles na região. Eles estavam em busca de uma escola de música para ajudar a divulgar marca. E através da Prisma Pro Audio eles chegaram até a Batera’s School para uma parceria. E, assim, as três empresas possuem uma parceria em que uma indica a outra.
Serviço
O que? Workshop com Zé Montenegro
Quando? 21 de março
Onde? Batera’s School, rua Senador Pinheiro Machado, 273
Informações pelos telefones (51) 99733-2901 ou (51)98156-4398
Apoio: C.IBAÑEZ, Prisma Pro Audio, Riovale Jornal, Astor Rocha Escola de Bateristas
Realização: Batera’s School