O interior de Santa Cruz do Sul esteve em festa neste feriado de segunda-feira, 25, data alusiva ao Dia do Colono e do Motorista. Um dia que reconhece as tradições que caracterizam nosso município e localidades vizinhas. Duas grandes comemorações aconteceram em Boa Vista e Monte Alverne. Ambas foram prestigiadas pelo prefeito Telmo Kirst, a vice-prefeita Helena Hermany, secretariado municipal, vereadores e demais autoridades.
Uma data para homenagear os primeiros imigrantes alemães que deram origem à nossa Santa Cruz do Sul, enfatizou o prefeito Telmo Kirst. “Há muitos anos participo destas festividades. O dia 25 de julho é um feriado em respeito aos nossos produtores rurais e aos motoristas. Minha família vem do meio rural e o passado representa o que nós somos hoje.”
Em Linha Boa Vista as comemorações iniciaram às 10h com missa na Igreja Católica Auxiliadora de Boa Vista, seguido de benção dos carros e procissão até o Ginásio de Esportes Claudio José Schaefer, local que reuniu em um almoço cerca de 500 pessoas. O público prestigiou a apresentação do Coral Canto Cruzeiro do Sul e a Feira Jovem de Boa Vista com produtos coloniais produzidos por integrantes da Escola Família Agrícola e Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (Agefa). Também foi comercializado no local, o vinho colonial orgânico produzido com uvas direto das parreiras da família Armani, de Boa Vista
Segundo o presidente do coral, Romeu Bohnen, a festa ocorre há 89 anos. “Sempre realizada no dia 25 de julho. Relembramos a dedicação do trabalho dos colonos e motoristas.” Para marcar o encerramento da programação foi realizado um baile animado pela Banda Magia Musical.
Em Monte Alverne a organização ficou a cargo da Sociedade Lanceiros Gaúcho, que tem 103 anos de fundação. O pavilhão da Comunidade São José foi palco do evento que reuniu mais de 20 sociedades. Autoridades participaram do desfile das bandeiras das sociedades, ocorrido em frente à Comunidade São José. A programação seguiu com a entrega de faixas e medalhas para o Rei 2016 da Sociedade Lanceiros Gaúcho, Harri Nagel que recebeu de Lauri Heck; 1º Cavalheiro, Pedro Goerck, entregue por Roque Sehn e 2º Cavalheiro, André Klamm, recebido de Sérgio Silveira. Durante a solenidade foi prestada uma homenagem ao sócio honorário, Nilsio Sulzbacher, que por 25 anos contribui com os Lanceiros.
Integrante da diretoria, o tesoureiro Egidio Assmann enfatizou que a celebração é tradicional em Monte Alverne. “Acontece há 51 anos, sempre na mesma data e marca toda a história de nossos antepassados.” O encerramento contou com a tradicional dança da polonaise e baile animado pela Banda Feliz em Festa.