Início Sem categoria Festividades comemoram Dia do Colono e Motorista

Festividades comemoram Dia do Colono e Motorista

O interior de Santa Cruz do Sul esteve em festa neste feriado de segunda-feira, 25, data alusiva ao Dia do Colono e do Motorista. Um dia que reconhece as tradições que caracterizam nosso município e localidades vizinhas. Duas grandes comemorações aconteceram em Boa Vista e Monte Alverne. Ambas foram prestigiadas pelo prefeito Telmo Kirst, a vice-prefeita Helena Hermany, secretariado municipal, vereadores e demais autoridades.

Uma data para homenagear os primeiros imigrantes alemães que deram origem à nossa Santa Cruz do Sul, enfatizou o prefeito Telmo Kirst. “Há muitos anos participo destas festividades. O dia 25 de julho é um feriado em respeito aos nossos produtores rurais e aos motoristas. Minha família vem do meio rural e o passado representa o que nós somos hoje.”

 

Música não poderia faltar nas celebrações do 25 de julho

 

Em Linha Boa Vista as comemorações iniciaram às 10h com missa na Igreja Católica Auxiliadora de Boa Vista, seguido de benção dos carros e procissão até o Ginásio de Esportes Claudio José Schaefer, local que reuniu em um almoço cerca de 500 pessoas. O público prestigiou a apresentação do Coral Canto Cruzeiro do Sul e a Feira Jovem de Boa Vista com produtos coloniais produzidos por integrantes da Escola Família Agrícola e Associação Gaúcha Pró Escolas Famílias Agrícolas (Agefa). Também foi comercializado no local, o vinho colonial orgânico produzido com uvas direto das parreiras da família Armani, de Boa Vista

Segundo o presidente do coral, Romeu Bohnen, a festa ocorre há 89 anos. “Sempre realizada no dia 25 de julho. Relembramos a dedicação do trabalho dos colonos e motoristas.” Para marcar o encerramento da programação foi realizado um baile animado pela Banda Magia Musical.

Em Monte Alverne a organização ficou a cargo da Sociedade Lanceiros Gaúcho, que tem 103 anos de fundação. O pavilhão da Comunidade São José foi palco do evento que reuniu mais de 20 sociedades. Autoridades participaram do desfile das bandeiras das sociedades, ocorrido em frente à Comunidade São José. A programação seguiu com a entrega de faixas e medalhas para o Rei 2016 da Sociedade Lanceiros Gaúcho, Harri Nagel que recebeu de Lauri Heck; 1º Cavalheiro, Pedro Goerck, entregue por Roque Sehn e 2º Cavalheiro, André Klamm, recebido de Sérgio Silveira. Durante a solenidade foi prestada uma homenagem ao sócio honorário, Nilsio Sulzbacher, que por 25 anos contribui com os Lanceiros.

Integrante da diretoria, o tesoureiro Egidio Assmann enfatizou que a celebração é tradicional em Monte Alverne. “Acontece há 51 anos, sempre na mesma data e marca toda a história de nossos antepassados.” O encerramento contou com a tradicional dança da polonaise e baile animado pela Banda Feliz em Festa.