Início Sem categoria Tradicionalismo: Estado já tem seus peões e guris farroupilhas

Tradicionalismo: Estado já tem seus peões e guris farroupilhas

Alyne Motta
[email protected]
 
Vinte e cinco anos de história. O concurso de Peão e Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul completou seu jubileu de prata este ano, sendo disputado por 13 das 30 Regiões Tradicionalistas (RT). Realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), teve sua escolha na cidade de Panambi.
Após diversas provas – escrita, artísticas e campeiras -, realizadas durante três dias, o resultado foi anunciado na noite de sábado, 20 de abril. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência Crioula, de Giruá, 3ª RT, levou os títulos máximos de Peão e Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul.

Rogério Bastos

A nova gestão de Peões e Guris do Rio Grande do Sul

Bruno dos Santos Kamien e Guilherme de Abreu Machado levaram o Troféu Farroupilha e o concurso para sua cidade. Josué Matter dos Santos, do DTG Pompílio Silva, de Santo Augusto, 20ª RT e Rafael Santos da Silva, do DTG Noel Guarany, de Santa Maria, 13ª RT levaram os títulos de 2º e 3º Peão, respectivamente.
Na categoria Guri, o 2º colocado é Júlio Cortese Lorenset, do CTG Tropeiros do Buricá, de Três de Maio, 20ª RT, e o título de 3º Guri fica com Leonardo Gustavo Rossato, do CTG Gaudério Serrano, de Bento Gonçalves, 11ª RT. A 5ª RT, com sede em Santa Cruz do Sul, não teve participantes.

Rogério Bastos

O Troféu Farroupilha de peão foi entregue a Bruno dos Santos Kamien (C) pelas mãos do presidente do MTG, Erival Bertolini e sua esposa

O CONCURSO
Criado para escolher, anualmente, dentre os jovens associados, representantes da cultura, das artes, do campeirismo e do artesanato, possuidor dos valores tradicionais característicos da identidade cultural do gaúcho, o Entrevero Cultural de Peões e Guris, vem evoluindo e, em 2014, passará a contar com a categoria Piá.
Nestes 25 anos o concurso foi mudando para buscar elevar o nível intelectual da peonada, buscar novas lideranças, aumentar o aprendizado do folclore, da história, da geografia e das tradições do Rio Grande do Sul que algumas regiões, praticamente, se especializaram em buscar este título farroupilha.

Rogério Bastos

Guilherme de Abreu Machado conquistou o Troféu Farroupilha na categoria Guri

Com três títulos estaduais de Peão Farroupilha, vem a 9ª RT, 11ª RT, 16ª RT e 23ª RT, e agora a 3ª RT. Das 13 regiões que estão disputando o “Troféu Farroupilha”, somente a 6ªRT, 7ªRT, 18ªRT e 24ª RT nunca chegaram ao título máximo. Desde o ano de 1989, 12 RT levaram o troféu.